ESPEN e TJ promovem encontros virtuais para acolhimento e escuta de servidores do Departamento Penitenciário 31/03/2020 - 14:30

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN) e o Tribunal de Justiça (TJ) abriram as inscrições para interessados em participar dos “Círculos Online de Apoio e Cuidado – Covid -19”. O objetivo do encontro virtual, que tem duração de cerca de duas horas, é proporcionar um espaço de conexão, reflexão, acolhimento e escuta ativa de servidores do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). Serão três encontros virtuais semanais durante o mês de abril, sendo que o primeiro na manhã desta terça-feira (03/04).

“A ideia do projeto é dar força a cada participante nesse momento de crise e incertezas. O trabalho é feito pelos facilitadores da Justiça Restaurativa cuja metodologia propõe o contato pessoal em uma estrutura em formato de círculo, porém, neste momento, todo o contato será on-line e contará com a ajuda da tecnologia”, afirmou a diretora da ESPEN, Marilza Hack.

De acordo com uma das facilitadoras do método de Justiça Restaurativa e servidora do TJ, Adriana Acyoli, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Medidas Socioeducativas do Estado do Paraná (GMF-PR) está preocupado com o impacto emocional que essa pandemia pode acarretar em cada pessoa. “Precisamos cuidar da mente dos servidores, seja pelo isolamento social, como medida profilática, seja pelo medo de contágio por parte dos trabalhadores que precisam continuar suas atividades, por serem consideradas essenciais”, afirmou.

Os encontros do mês de abril ocorrerão sempre às terças e sextas, das 9 às 11 horas, ou aos domingos, das 15 às 17 horas. Em maio, está programado um encontro na manhã do dia primeiro. A participação dos servidores é voluntária e as inscrições devem ser realizadas através do link https://forms.gle/rgGPAceAth3ftEXA8, com prelo menos 2 (dois) dias de antecedência do curso, pois as orientações para a participação serão encaminhadas, por e-mail ou whatsapp antes do círculo.