Doação de 370 livros enriquecerá o programa de remição por leitura na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu 07/11/2024 - 13:28
A Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu - Unidade de Progressão (PFF-UP), recebeu no último mês a doação de 370 livros de literatura doados pelo Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC). Os títulos variados serão utilizados pelo setor de assistência educacional da Unidade de Progressão no programa de remição por leitura, que é um dos programas de remição de penas que a PFF-UP desenvolve permanentemente para as pessoas privadas de liberdade.
O CEAEC com sede em Foz do Iguaçu é uma organização científica, cultural, educacional, universalista e apartidária, sem fins lucrativos e que trata de assuntos relacionados ao estudo da consciência humana. A doação dos livros foi intermediada pelo policial penal e doutor em História, Valdir Sessi, que trabalha na Polícia Penal do Paraná (PPPR) há quase duas décadas. “A leitura é um instrumento de transformação e, por isso, mediamos a doação de livros à Penitenciária Feminina. Acreditamos que, além da disciplina, a literatura pode inspirar novas perspectivas e mudanças”, destaca Sessi.
Como a remição por leitura é um programa permanente, a diversificação da biblioteca da unidade possibilita que as pessoas participantes do programa de tratamento penal tenham acesso a uma gama de títulos e assuntos. A diretora da PFF-UP, Helena Maria Almeida Pasin enaltece a doação: “Em nome da Polícia Penal, agradecemos esta doação de livros, que será muito bem utilizada no desenvolvimento do programa de remição pela leitura”, afirma.
O programa de remição por leitura é regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça, sendo um direito da pessoa em privação de liberdade remir suas penas por meio de atividades educacionais desde 2011, quando a lei 7210/1984 foi atualizada. O Paraná é vanguarda no tema através da publicação da Lei 17.329 de 08/10/2012 e da duradoura parceria entre a PPPR e a Secretaria de Estado da Educação (Seed).