Direção-geral da Polícia Penal do Paraná participa de reunião no Departamento Penitenciário Nacional 19/10/2022 - 16:08

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, se apresentou à diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Tânia Fogaça, em Brasília, como o primeiro policial penal do Paraná a ocupar a direção-geral da administração penitenciária do Estado.

O objetivo da reunião também foi verificar as boas práticas dos convênios federais com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Fupen), trocar informações para aprimorar novos projetos com a União e conhecer novas experiências praticadas no Sistema Prisional de outros estados da federação, com o apoio do Depen Nacional.

Para Tânia Fogaça, o estreitamento entre as instituições de administração penitenciária é de extrema importância, ao afirmar que a visita do diretor-geral para tratar de temas tão importantes,  afetos à segurança pública, foi muito oportuna.

“Este departamento está sempre atento às demandas dos entes federados com o objetivo de alinhar a proposição de políticas de segurança pública e penitenciárias”, afirmou Fogaça.

Durante as reuniões também foram tratados assuntos relacionados à política de educação e trabalho no sistema penitenciário. Osvaldo Messias Machado ainda destacou a possibilidade de buscar recursos para a construção de novas unidades penais no Estado e para aquisição de equipamentos que garantam a segurança dos policiais.

“Visita muito importante. Queremos que o Paraná cresça e possa ser referência em segurança e tratamento penal. Essa é a nossa meta”, disse Machado.

SERVIDORES MOBILIZADOS - Durante a visita ao Depen Nacional, Machado também conversou com os servidores paranaenses mobilizados em Brasília, resultado de um acordo de cooperação entre a União e os Estados Federativos.

Ao todo, são seis servidores do Paraná que participam da integração com outras secretarias de administração penitenciária, cinco deles atuando diretamente na sede do Depen Nacional.

Os deslocamentos são amparados por lei e obedecem rigorosamente critérios administrativos com a autorização da Polícia Penal e do Governo do Estado, por meio da Casa Civil.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o chefe de Gabinete, Diego Piotrowski Machado; o diretor de Inteligência Penitenciária, Josélio Azevedo; a diretora executiva, Vanessa Luz; o diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel Sousa Barradas; e o coordenador-geral de Alternativas Penais, Cristiano Tavares Torquato.