Detentos de Piraquara têm dia de contação de histórias 17/05/2018 - 11:40

Detentos inseridos no Programa de Remição de Pena pela Leitura da Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, puderam vivenciar uma tarde de contação de histórias promovida pela Divisão de Educação e Produção do Departamento Penitenciário.

Entre as leituras estavam o conto Presente de Natal, extraído do Livro Contos de Natal, escrito pelos próprios presos do sistema prisional do Paraná, além de textos de escritores como Silvio Romero, Luís da Câmara Cascudo e Legrand, poemas de José Paulo Paes, Manoel Bandeira e Eduardo Galeano.

“Procurei trazer poesias, contos populares e parábolas que os fizessem analisar sua condição, além de falar sobre a liberdade do pensar e do sentir que a leitura pode proporcionar a essas pessoas”, explicou a contadora de história, Priscila Angélica Santos Sehnem.

Atentos os detentos ouviram as histórias contadas por Priscila, interagiram, comentaram sobre o que estavam sentindo. “Estas oportunidades amenizam a dor de estar preso. Antes da prisão eu não gostava de ler, mas agora, é o que eu uso para passar o tempo e tentar ser melhor”, contou um dos detentos.

Segundo a diretora da penitenciária, Cintia Maria Mattar Bernardelli Dias, a literatura também auxilia na ressocialização do detento. “Essas ações modificam o contexto prisional, uma vez que possibilitam aos detentos a reflexão de suas próprias histórias”, disse ela.