Depen participa de ação de cooperação com o Paraguai 05/12/2019 - 15:27

Representantes do Departamento Penitenciário do Paraná, do Departamento Penitenciário Nacional e da Agência Brasileira de Inteligência, participaram, entres os dias 25 a 29 de novembro, de uma missão pioneira de cooperação com as forças de Segurança Pública do Paraguai.

Durante o encontro, foram debatidas ações das instituições, experiências do sistema prisional do país vizinho, instruções e troca de informações sobre projetos e ações que tiveram resultados positivos.

As instituições brasileiras convidaram membros do Ministério da Justiça do Paraguai para visitar unidades prisionais estaduais de Foz do Iguaçu e uma unidade federal de segurança máxima localizada em Catanduvas, interior do Paraná. As primeiras visitas da comitiva paraguaia foram cumpridas no mês de setembro.

“Esses representantes conheceram a aplicação da Lei de Execução Penal  nas unidades brasileiras. Trocamos experiências e propusemos soluções para problemas enfrentados no sistema prisional paraguaio, partindo de projetos que são positivos no Brasil”, explicou o coordenador regional do Depen em Foz do Iguaçu, Marcos Marques.

Ao conhecer o outro lado, a comitiva brasileira, passou por unidades penitenciárias na capital do Paraguai: Assunção, em Cidade do Leste, e outras duas localidades do país vizinho.

“Essa é a primeira vez que participamos de um projeto com essa magnitude e que visa a integração dos sistemas de Segurança Pública dos dois países”, conta Marques, que foi o representante do Depen Paraná no projeto-piloto de integração e cooperação dos dois países.

O Paraguai possui cerca de 15 mil presos, muitos deles, segundo as autoridades, são brasileiros, detidos por conta do fácil acesso entre as fronteiras.

Ainda segundo Marques, a iniciativa prevê ações futuras que visam melhorias no Departamento Penitenciário dos dois países. “É uma forma de trocarmos conhecimentos e trazer ideias, além de levar e propor iniciativas que deram certo no Brasil. Já pensamos em ações futuras, integrando, inclusive, outros países vizinhos ao Brasil”, finaliza.

GALERIA DE IMAGENS