Depen participa de Comitê em Brasília para discutir políticas para mulheres privadas de liberdade 25/08/2015 - 17:47

O Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), participou na semana passada, do Comitê para elaboração da Política Estadual de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional. O encontro ocorreu na sede do Depen Nacional, em Brasília. Outros quatro estados brasileiros enviaram seus representantes.

As diretoras da Penitenciária Feminina do Paraná (PFP) e do Presídio Central Estadual Feminino (PCEF), Rita de Cássia Rodrigues Costa Naumann e Suely Vieira Santos, respectivamente, foram as indicadas pelo Departamento para representar o Paraná no encontro nacional, já que elas já integram o Comitê Estadual.

Dentre as pautas discutidas no encontro estão temas como legislação, perfil da mulher presa, relação da mulher com o crime, entre outros. Para a diretora da PFP, essa é uma grande oportunidade para o Estado. "Esses encontros nos possibilitam ver como os outros estados estão construindo suas políticas, seus avanços e retrocessos. É um momento de troca. Queremos a partir desses debates, avançar e trabalhar para que essa política no Paraná se estabeleça e se concretize", afirma Rita de Cássia.

De acordo com a diretora da PCEF, a elaboração de uma política própria para mulheres presas e egressas é de fundamental importância no desenvolvimento do trabalho diário nas Penitenciárias Femininas. "Nós, enquanto diretoras, sabemos de todas as dificuldades dessas mulheres, conhecemos na prática o que está faltando, o que essas presas realmente precisam", diz Suely.

AUDIÊNCIA PÚBLICA - As diretoras participaram também de uma Audiência Pública, no Ministério da Justiça, que discutiu os critérios para o benefício do Indulto no ano de 2015. Segundo a diretora, Rita de Cássia Rodrigues Costa Naumann, entre os destaques, está a sugestão da Pastoral Carcerária Nacional, em criar critérios específicos para mulheres na concessão desse benefício.

GALERIA DE IMAGENS