Depen inaugura setor de panificação na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste 17/12/2019 - 16:20

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), por meio da Coordenação Regional de Maringá, inaugurou, nesta segunda-feira (16/12), uma padaria no interior da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO). A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Depen com a empresa Bom Degusty, responsável pelo fornecimento de refeições aos presos da região. Incialmente, a produção média de pães deve chegar a 4 mil.

A ideia é abrir mais vagas em canteiros de trabalho, com o intuito de remição de pena e profissionalização dos presos. “Nosso desafio é, além da custódia segura, criar oportunidades para que o preso, por meio do trabalho, tenha condições de gerar renda para auxiliar a sua família além de o preparar para a reinserção na sociedade”, destacou o coordenador regional do Depen, Luciano Brito,  afirmou.

Já para o diretor da PECO, Arnobe Lemes dos Reis, colocar em prática mais um trabalho da unidade, que além de garantir trabalho aos detentos, o projeto está atendendo os objetivos do Depen.  "É satisfatório iniciar mais este canteiro de trabalho na unidade, que, além de garantir trabalho aos presos, também vai qualificá-los para o mercado de trabalho", afirmou.

MÃO NA MASSA – O projeto passou por algumas etapas até o seu funcionamento. Os presos que estão trabalhando na panificadora foram avaliados por uma comissão composta por profissionais de várias áreas, além de terem realizados curso de panificação, para aprenderem técnicas que vão facilitar a rotina dos trabalhos. A padaria inicialmente tem seis presos e vai produzir diariamente uma média de 4 mil pães.

Essa produção deve atender a demanda da própria unidade e de cadeias públicas da região, o que inclui Terra Boa, Cidade Gaúcha, Goioerê, Xambrê, Alto Piquiri, Altônia, Palotina e Cruzeiro do Oeste.

PANIFICAÇÃO – Outras unidades do estado também contam com o setor de panificação. Em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, parte das presas custodiadas na Penitenciária Feminina do Paraná (PFP) também produzem os pães consumidos na unidade.

Em agosto, na região oeste, 15 detentos da Penitenciária Estadual de Cascavel, passaram a trabalhar no então recém-inaugurado canteiro de panificação, para produzir uma média de 4,6 mil pães.