Depen encontra mais de 100 celulares em operações de busca em unidades prisionais 06/08/2019 - 23:50

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) desencadeou, na última segunda-feira (05/08), a Operação Lobo Bravio 2, nas dependências da Cadeia Pública de Guarapuava, e a “Operação Bestellen” (termo alemão, que significa ordem), nas dependências da Colônia Penal Agroindustrial, em Curitiba. As ações foram realizadas para a busca de materiais ilícitos e verificação estrutural dos locais. Ao todo, foram apreendidos mais de 100 celulares, quase 50 estoques e quase 270 gramas de maconha.

Durante a operação Lobo Bravio 2, que vistoriou mais de 400 detentos, foram apreendidos 40 celulares, 15 baterias, 47 facas artesanais (estoques), uma corta artesanal (tereza) e 195 gramas de maconha. A ação, solicitada pela Divisão de Operações de Segurança, contou com a participação de agentes penitenciários e agentes de cadeia que atuam na região, além do Setor de Operações Especiais (SOE), grupo de elite que atua em situações de crise.

“As operações em unidades prisionais de todo o Estado são feitas constantemente para que possamos retirar todos os materiais ilícitos de dentro das unidades e fornecer uma custódia adequada aos detentos do Paraná”, afirmou o vice-diretor do Depen, Thorstein Ferraz

OPERAÇÃO BESTELLEN - O Departamento Penitenciário também deflagrou uma varredura nas dependências da Colônia Penal Agroindustrial, em Curitiba. Nesta operação, foram apreendidos 61 celulares, 73 gramas de maconha, 19 gramas de cocaína, além de anotações, que ficarão à disposição do Setor de Inteligência do Depen, para averiguações.

Ao todo, 189 profissionais da área de segurança participaram da ação, dentre eles servidores do Setor de Operações Especiais (SOE), do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Paraná, agentes do Grupo de Segurança Interna (GSI) do Depen, agentes penitenciários da Colônia Penal Agroindustrial e de outras unidades, além de profissionais da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), unidade do Batalhão de Polícia de Guarda.

De acordo com o coordenador regional do Depen em Curitiba, Marcos de Paula, a ação oportunizou o emprego das atividades laborais cotidianas desenvolvidas pelos agentes penitenciários, contando com o reforço de vários profissionais da área de segurança do Estado. “O sucesso da operação se deve ao empenho, dedicação e comprometimento de todos os envolvidos na ação, comprovando a força e a organização deste Departamento Penitenciário”, destacou o coordenador.

GALERIA DE IMAGENS