Depen de Ponta Grossa recebe 74 escudos faciais do Rotary Club 16/04/2020 - 18:10

O Departamento Penitenciário dos Campos Gerais recebeu, nesta segunda-feira (13/04), 74 “face shields” (também conhecidos por escudos faciais ou máscaras de acetato) do Rotary Club Ponta Grossa Sabará. Os equipamentos, que ajudam na proteção contra o novo coronavírus (Covid-19), serão distribuídos a servidores dos setores de segurança e de saúde das unidades prisionais da região.

“São ações como esta que fazem a diferença no enfrentamento dessa crise. Quando há união de esforços com o mesmo objetivo, o resultado beneficia toda a comunidade. Esta é mais uma atitude da sociedade civil organizada, que fortalece as instituições públicas neste momento tão singular de nossas vida e do nosso trabalho”, afirmou o coordenador regional de Ponta Grossa, Luiz Francisco da Silveira.

As “face shields” são máscaras reutilizáveis e resistentes, feitas em plástico e papel acetato ou acrílico transparentes, semelhantes ao material das garrafas pet. Este equipamento tem a vantagem de servir como barreira física, que complementa a segurança já oferecida pela máscara cirúrgica.

De acordo com o presidente do Rotary Club da região, Jair José Menin, professores e alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) colaboraram na montagem das peças adquiridas pela entidade. Outra empresa que colaborou com a produção dos materiais e com a doação foi a Rotoplast.

“É uma ação muito importante para o clube, que se sente responsável em ajudar neste momento e fica satisfeito se essa contribuição ajudar no combate à Covid 19. Os voluntários do clube também estão entregando máscaras para os postos de saúde e hospitais do município de Ponta Grossa”, afirmou Menin.

MAIS DOAÇÕES - Com esta doação, em todo o estado o Depen já contabiliza 141 equipamentos recebidos de empresas, voluntários e empresários. Sobre as doações, Silveira ressaltou que a ajuda é de extrema importância a todos os envolvidos no sistema prisional, já que reforça a barreira de proteção contra o vírus.

“O Departamento Penitenciário agradece imensamente as doações feitas pelo Rotary Sabará, que serão bastante úteis para o combate à doença no interior das unidades penais de Ponta Grossa e região”, destacou. Na última semana, a regional já havia recebido, de outros doadores, 12 equipamentos como este.

Também durante a primeira semana de abril, a regional de Londrina recebeu 25 itens deste tipo do grupo "Face shield Maringá". Os servidores lotados na Região Metropolitana de Curitiba foram presenteados com 30 “face shields” produzidos pelo projeto “Atitude 3D”.