Depen de Cascavel investe R$ 30 mil em itens de desinfecção e proteção contra o novo coronavírus 29/04/2020 - 17:42

O Departamento Penitenciário de Cascavel investiu mais de R$ 30 mil em equipamentos de desinfecção e proteção contra o novo coronavírus. Dentre os produtos, foram adquiridas três lavadoras de alta pressão e três pulverizadores elétricos para uso coletivo das unidades, além de oito mil luvas descartáveis e mais de 750 litros de produtos de higiene e limpeza, como álcool em gel 70%. O material está sendo encaminhado às unidades penais e cadeias públicas da região.

De acordo com o coordenador regional de Cascavel, Thiago Correia, estas aquisições visam reforçar as medidas de proteção dos servidores e dos internos e ainda  otimizar a higiene e desinfecção das unidades, para evitar o contágio dos envolvidos no sistema prisional com a doença. Além disso, a limpeza dos ambientes e das viaturas é feita diariamente e todo tipo de equipamento usado para o transporte de presos também recebe pulverização de água sanitária.

A intensificação na limpeza fez com que as unidades demandem uma quantia muito maior de produtos do que o de costume. “A 4ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu destinou uma verba de R$ 30 mil para a compra de produtos e equipamentos para o combate a pandemia. Diante disso, adquirimos mais produtos de higiene e limpeza, além de rodos, vassouras, esfregões, dispensers para papel toalha e outros itens”, afirmou o coordenador regional.

Com os R$ 30 mil, além das máquinas de limpeza, dos itens de lavanderia e das 8 mil luvas, ainda foi possível comprar 100 litros de álcool em gel 70%, 250 litros de água sanitária, 135 litros de sabonete líquido, 250 litros de limpador cloro em gel e 50 litros de detergente. Também foram adquiridos papel toalha, flanelas, protetores faciais e óculos de proteção.

Na última segunda-feira (27/04), os itens foram entregues às direções das penitenciárias Estadual e Industrial de Cascavel e as chefias das Cadeias Públicas de gestão plena da região (incluindo Cascavel, Laranjeiras do Sul, Marechal Cândido Rondon e Toledo).

Para o chefe da Cadeia Pública de Marechal Cândido Rondon, Valdemir Roza dos Santos, os materiais chegaram em boa hora. “Com a intensificação das medidas de proteção, limpeza e todo cuidado que estamos tendo em função do novo coronavírus, a demanda por equipamentos de proteção individual, itens de limpeza e de equipamentos de desinfecção tem sido grande. Este repasse que recebemos ajudará muito neste trabalho”, afirmou.