Depen de Cascavel arrecada 850 kg de alimentos não perecíveis e 50 cestas básicas para doação 27/04/2020 - 14:00

A campanha “troque um quilo de alimento não-perecível por uma máscara”, feita pela regional de Cascavel do Departamento Penitenciário e pela Comunidade Evangélica da cidade, nos dias 17 e 24/04, angariou mais de 850 quilos de alimentos e 50 cestas básicas para doação. Toda a arrecadação foi feita no modo “drive-thru”, para evitar aglomerações.

“O Depen tem uma função social, que não é somente a custódia, preservação da vida e segurança do apenado, mas também tem um dever com a sociedade. Esta ação vem ao encontro de uma tendência mundial, que é a união de forças em combate ao Covid-19”, destacou o coordenador regional de Cascavel, Thiago Correia.

Alguns doadores, apesar de terem participado da ação com a entrega de alimentos, não receberam o item de proteção em troca. “No caso das pessoas que ajudaram com a doação e não quiseram pegar a máscara, nós doaremos o item juntamente com a cesta. Toda a arrecadação será distribuída para famílias carentes da nossa cidade”, explicou o representante da Comunidade Evangélica, Dimitri Juliano Teixeira Rabelo Santos.

Quem passou pelo local, também pode ouvir a Palavra de Deus. “Independente de credo ou religão, aqueles que quiseram, receberam uma oração de acolhimento e graças”, destacou Santos. “Este é um momento de fazer o bem”, completou.

Cerca de 1 mil máscaras foram entregues na troca dos alimentos e das cestas básicas. Diariamente, em todo o Estado, estão sendo produzidas cerca de 10 mil máscaras. Deste montante,  a Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) colabora com a confecção de cerca de 2 mil.

“A PIC montou uma fábrica de campanha, com 17 máquinas e 25 presos implantados. Já fornecemos máscaras às polícias Militar e Civil e também a hospitais e unidades de saúde da região”, destacou o diretor da unidade prisional, Henrique Dondoni. Em todo o estado, em um mês, foram produzidas mais de 150 mil itens de proteção contra o coronavírus.

Para isso, o Departamento Peniteniário tem adquirido materiais e equipamentos, mas também tem contato com a colaboração de empresas e instituições, como foi o caso da Comunidade Evangélica nesta ação. “O Conselho da Comunidade aqui de Cascavel é um parceiro de longa data, que sempre tem ajudado muito, neste caso, com a doação de insumos para a produção das máscaras”, explicou Dondoni.

Porém, o Depen também tem recebido doações de pessoas e empresas que querem colaborar com as confecções. “O Departamento Penitenciário continua recebendo doações de insumos, como tecido, elástico e demais aviamentos. Se alguém tem em casa uma máquina de costura que não esteja utilizando e quiser nos repassar, tudo vai reforçar esta produção imensa”, afirmou Thiago Correia.