Depen apreende mais de 50 celulares e drogas em unidades prisionais 27/11/2019 - 17:54

Depen apreende mais de 50 celulares e drogas em unidades prisionais

Agentes penitenciários do Grupo de Segurança Interna (GSI) e do Setor de Operações Especiais (SOE) apreenderam, nos últimos dois dias, terça e quarta-feira, (26 e 27/11), 56 celulares (além de diversos acessórios para os aparelhos), 755g de maconha, 350 g de fumo, dois pedaços de serra, um de ferro e um fio de ouro, entre outros materiais. Os ílicitos foram encontrados na Cadeia Pública de Guaíra e na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC).

No caso da PEC, agentes do Grupo de Segurança Interna (GSI) da regional de Cascavel, encontraram um invólucro, conhecido como “kit cadeia”, abandonado nas proximidades da unidade. O pacote continha 16 celulares, 755g de maconha, 350g de fumo e o fio de ouro, um material usado na construção civil que facilita o corte do concreto.

Já os outros 40 celulares foram retirados do interior da Cadeia de Guaíra, durante uma vistoria na unidade. A operação de revista, que teve o objetivo de prevenir fugas e apreender materiais não permitidos, foi desencadeada por agentes do SOE de Guaíra e de Umuarama, da regional de Maringá. Após a ação, foram apreendidos também sete baterias, 42 carregadores e quatro chips para celular, dois pedaços de serra, um de ferro e uma broca.

Além disso, os agentes ainda recolheram seis garrafas plásticas contendo "choca" (bebida alcoólica artesanal) e outros materiais não permitidos. “O caso foi registrado e as apurações necessárias serão realizadas pelo Depen com o objetivo de identificar como os presos tiveram acesso aos ilícitos”, afirmou o coordenador de Maringá, Luciano Brito, que destacou que não se descartam arremessos de fora para dentro da unidade.

Todos os ilícitos encontrados nas duas unidades foram encaminhados ao Setor de Inteligência do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), para que sejam tomadas as demais medidas cabíveis.