Depen-PR apresenta projetos de ressocialização de detentos para prefeito e vereadores de Goioerê 12/08/2021 - 16:50

O diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Francisco Caricati, recebeu a visita do prefeito de Goioerê, no Noroeste do Estado, Betinho Lima, na tarde desta quarta-feira (11). O encontro que ocorreu na sede do Depen, em Curitiba, teve como objetivo discutir parcerias e apresentar projetos que possam contribuir na ressocialização de detentos. Nesta quinta-feira (12), uma comitiva composta pelo prefeito e vereadores do município deu continuidade a visita.

“Convidamos o prefeito e também a Câmara de Vereadores para conhecer as iniciativas e projetos em andamento aqui na região de Curitiba no que se refere ao sistema prisional feminino, pois hoje a cidade de Goioerê abriga uma carceragem de gestão plena do Depen com esse perfil”, disse Caricati.

VISITA – Nesta quinta-feira (12), o prefeito e vereadores do município estiveram no Centro de Integração Social Feminino (CIS), localizado em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Inaugurado há quase um ano, a unidade apresenta proposta inovadora e mantém índices de reincidência próximos a zero.

“Gostamos muito do que vimos aqui. Acreditamos que esse seja um caminho possível para oferecer ferramentas para que essas mulheres possam encontrar um novo caminho após a prisão. Por isso, queremos levar essas experiências positivas para nossa cidade”, afirmou o prefeito Betinho Lima.

CIS - Com um projeto arquitetônico diferenciado, o local funciona em formato de vila. Ao invés de celas, o espaço possui várias casas com alojamentos coletivos. “O objetivo é fazer com que o cotidiano das presas seja o mais próximo possível da realidade que irão encontrar após o cumprimento da pena”, explicou o vice-diretor do Depen, Luiz Francisco da Silveira, que acompanhou a visita na unidade penal.

Outro diferencial está no perfil das detentas. Para ser custodiada no Centro de Integração Social elas precisam estar em fase final de cumprimento de pena, ou seja, próximas a sair em liberdade, e ter bom comportamento, entre outros critérios estabelecidos em portaria. Além disso, a condição é que todas trabalhem e estudem no interior da unidade penal em tempo integral.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na visita o presidente da Câmara de Vereadores de Goioerê, professor Paraíba, e os vereadores Helton Maia e Patrik Peloi, além do coordenador regional do Depen, Jeferson Walkiu, a diretora do CIS, Paula Cozlik, a vice-diretora do CIS, Fabiana Polli, a coordenadora de políticas para mulheres encarceradas do Depen, Juliana Heindyk Duarte, e o assessor de segurança do Depen, Alisson Andrade.