De forma pioneira, Casa de Custódia de Maringá realiza exames criminológicos e de sanidade mental por vídeoconferência 09/06/2020 - 17:04

Exames criminológicos e de sanidade mental, solicitados pelo Poder Judiciário, estão sendo feitos por meio de videoconferências na Casa de Custódia de Maringá (CCM). As consultas são realizadas pelos profissionais da saúde, lotados na unidade, através de uma plataforma disponibilizada pela Celepar ao Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

A ação permite que determinações judiciais sejam cumpridas sem haver comprometimento das medidas de prevenção ao Covid-19. "Naturalmente existe uma grande demanda por esses exames no sistema prisional e a pandemia dificultou o atendimento e elaboração desses laudos. Por isso, essa iniciativa é muito bem vinda e deve ser estendida para todo o Estado", afirmou o diretor do Depen, Francisco Caricati.

“Esta prática que tem comprovada efetividade, também demonstra o protagonismo de nossos servidores e gestores, já que asseguram com eficácia a continuidade dos trabalhos, com criatividade e por meio de um procedimento inovador”, enalteceu o coordenador regional do Depen em Maringá, Luciano Brito.

De acordo com ele, o processo ainda tem agilizado o cumprimento das demandas judiciais. Brito ainda lembrou que o método não causa qualquer tipo de prejuízo às entrevistas realizadas pelos profissionais das áreas assistenciais e ainda preserva a saúde de servidores e assistidos, além de garantir a justiça e a execução penal plena.

Para o diretor da CCM, João Victor Fujimoto Ferreira, outro ponto positivo do uso da plataforma é a redução de deslocamentos e escoltas policiais. “Este novo procedimento é uma medida que visa dar atendimento aos sentenciados e réus que cumprem pena em outros estabelecimentos prisionais ou que respondem aos processos em liberdade, dispensando a necessidade do comparecimento pessoal dos mesmos nas dependências da unidade”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS