Curso de instalação e manutenção de ar-condicionado qualifica pessoas privadas de liberdade em Cascavel 01/11/2024 - 14:50

A Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão (PIMP-UP), em Cascavel, foi palco de uma capacitação voltada para pessoas privadas de liberdade (PPLs) que buscam qualificação profissional para a reintegração à sociedade e ao mercado de trabalho. Em uma parceria entre o Conselho da Comunidade de Cascavel, o 'Projeto Educar Para o Futuro' da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Polícia Penal do Paraná (PPPR), 12 apenados participaram do curso de instalação e manutenção de ar-condicionado, que teve início no mês passado e foi concluído nesta sexta-feira (1º).

Com carga total de 24 horas, a capacitação foi dividida em oito horas de teoria e o restante de prática, distribuídas em seis encontros. As PPLs foram orientadas pelo técnico e instrutor Maicon Antônio de Moura, contratado pelo Conselho da Comunidade, que compartilhou conhecimentos tanto sobre o mercado de trabalho quanto sobre os aspectos técnicos da profissão.

Na parte teórica, os participantes estudaram as diferenças de instalação de equipamentos, ferramentas utilizadas, materiais necessários, principais defeitos dos aparelhos e precificação dos serviços. Já durante as aulas práticas, os alunos realizaram manutenções completas e higienização de oito aparelhos de ar-condicionado, inclusive de dois aparelhos da própria unidade que estavam fora de uso, além de instalarem três novos dispositivos.

Para o presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Jair Dutra, iniciativas como essa são fundamentais para o processo de reintegração social dos internos. “A educação pode ser transformadora na vida das pessoas. Todas elas, após cumprirem as penas impostas pelo Poder Judiciário, retornarão para o convívio em sociedade, então é preciso que elas estejam qualificadas e capacitadas para o mercado de trabalho, reduzindo, desta forma, os índices de reincidência criminal e colaborando com a segurança pública”, destacou.

O instrutor do curso também ressaltou a relevância dessa profissão, que é cada vez mais procurada e apresenta boa rentabilidade, com salários que podem variar entre R$ 3 mil e R$ 7 mil mensais. “Falta muito profissional na área, o que gera uma demanda significativa de trabalho. E o mais importante é que é um serviço constante, independente da época do ano, já que o ar-condicionado é utilizado tanto no verão quanto no inverno”, explica Moura.

Thiago Correia, diretor regional da PPPR, enfatiza o impacto transformador de cursos como este. “As capacitações em parceria com o Conselho da Comunidade de Cascavel têm sido constantes e se refletem tanto dentro quanto fora do sistema prisional. Ainda durante o cumprimento da pena, ajudam a contribuir no comportamento das PPLs, na redução da pena e no adquirir conhecimento. Após o término da pena, muitos poderão abrir suas próprias empresas e ter uma renda lícita para reestruturar suas vidas”, afirma.

Para um dos participantes do curso, que já atua no setor de manutenção da unidade, a qualificação representa uma oportunidade de reconstruir o futuro. “Contribui para os trabalhos do dia a dia e também para a nossa vida após a prisão. Já penso em fazer outros cursos de áreas afins e trabalhar nessa profissão”, finaliza.

GALERIA DE IMAGENS