Cuidado e beleza são oferecidos para homenagear as servidoras da Penitenciária Feminina do Paraná 06/03/2020 - 19:20

Mulheres da Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, participaram de uma ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo (08/03). Nesta sexta-feira (06/03), as servidoras tiveram direito a dia de beleza, lembrancinhas e coffee break. Outras ações em alusão à data também estão previstas para o mês de março.

Para a realização da atividade, uma parte da Creche Cantinho Feliz ficou ainda mais colorida, com o ambiente decorado com tecidos e flores e um salão de beleza improvidado, mas, ainda assim, completinho. Mais de 10 voluntárias, entre manicures e cabeleireiras, uniram-se com o objetivo de deixar as servidoras da unidade ainda mais bonitas e, desta forma, tentar elevar a auto-estima de cada uma delas.

Além disso, segundo a diretora da unidade, Alessandra Antunes do Prado, a ação foi uma forma de reconhecer o trabalho das agentes e mulheres envolvidas com a unidade. “Este café e dia da beleza foram uma forma de agradecê-las e homenageá-las, porque são elas que conduzem todas as ações aqui dentro, e sempre com eficiência. Uma forma de mostrar a importância e o valor de cada mulher”, afirmou.

Para a pedagoga e presidente da comissão de Política Estadual de Atenção Integral às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Penal (PEAME), Sandra Marcia Duarte, a ação também demonstrou que, além de encarcerar, o Departamento Penitenciário do Paraná dá qualidade de vida às envolvidas no sistema penintenciário.

“Um presídio feminino também é um lugar de beleza, qualidade de vida e promoção de auto-estima. Essa é a importância que eu vejo deste tipo de ação, que ainda permite permite humanizar as relações da execução penal, no caso, a relação entre presas e funcionárias”, destacou Sandra.

Quem participou da ação, aprovou o tratamento recebido. “Muito bom ver que há ainda algum cuidado, alguém que se preocupa com o bem-estar da gente”, enalteceu a agente penitenciária Diovani Moczensky, que aproveitou a visita das voluntárias para fazer maquiagem e manicure.

Com cabelos escovados e unhas feitas, a vice-diretora da  Penitenciária Feminina, Juliana Duarte também elogiou o carinho recebido pelas mulheres que possibilitaram esta ação. “As voluntárias estão sempre aqui com a gente, ajudando e nos cuidando. Só temos a agradecer pelo que elas vieram fazer para nós hoje”, destacou.

O dia da beleza com coffee break foi promovido com o apoio da Igreja Universal. “Estas mulheres trabalham em um meio que é muito tenso. Viemos aqui para mostrar que elas não estão sozinhas, além de promover auto-cuidado e despertar a beleza da agente, elevando a auto-estima delas”, explicou a coordenadora da Universal nos Presídios no Paraná, Sandra Brayner.

Ao mesmo tempo, em outro setor da unidade, as presas também receberam atenção. Enquanto parte delas aproveitou para ouvir histórias, outras  participaram de uma aula de dança. “As voluntárias ofereceram uma aula de ginástica e alongamento, que foi uma forma de lembrar às detentas que elas precisam se movimentar, sair do sedentarismo”, afirmou a diretora da PFP.

Outros eventos também estão previstos ao longo do mês de março. “Teremos ações com a Defensoria Pública, que analisará diversos processos de presas e para ver a possibilidade de benefícios. Num outro dia, uma psicóloga conversará sobre depressão, encarceramento feminino e quantidade elevada de medicamentos psicotrópicos e, também, uma especialista em segurança pública deve conduzir um bate-papo sobre violência contra mulher às presas e servidoras”, destacou Alessandra.

Mais fotos em breve.

GALERIA DE IMAGENS