Crianças acolhidas em Guaratuba recebem visita de policiais da Polícia Penal do Paraná 04/02/2025 - 17:29

Como parte das ações do Verão Maior Paraná, policiais penais realizaram, na manhã desta terça-feira (04), uma visita especial à Casa da Criança e do Adolescente de Guaratuba, no litoral do estado. A iniciativa teve como objetivo promover a interação social e proporcionar um momento de acolhimento e alegria para os jovens atendidos pela instituição.

A Casa da Criança e do Adolescente acolhe menores em situação de vulnerabilidade, com idades entre zero e 18 anos — podendo, em casos excepcionais, estender o atendimento até os 21 anos mediante decisão judicial. Todos os acolhidos foram afastados do poder familiar por determinação da Justiça, do Conselho Tutelar ou de outras redes de proteção, devido a situações de negligência ou violência física, psicológica ou sexual.

Esta foi a segunda visita da Polícia Penal do Paraná (PPPR) à instituição, sendo a primeira realizada no ano passado. A ação faz parte do calendário oficial de atividades da PPPR no Verão Maior Paraná.

A coordenadora da instituição, Daniele Zanetti, destacou a relevância dessas visitas para os acolhidos, ressaltando o impacto positivo que a interação com os policiais pode ter na percepção das crianças e adolescentes sobre a corporação.

“Eles ficaram muito empolgados ao saber que os policiais viriam. Alguns até se arrumaram para receber a equipe. Para eles, essa experiência é fundamental, pois ajuda a desconstruir a visão negativa que, em muitos casos, foi criada no momento do acolhimento, quando houve a necessidade da presença policial. A visita da Polícia Penal no ano passado já mudou bastante essa perspectiva, e a de hoje reforça ainda mais essa transformação. Alguns até perguntaram como podem se tornar policiais. Foi incrível ver a alegria, a interação e o interesse deles pelo trabalho da Polícia Penal”, explicou Zanetti.

Nos últimos 12 meses, 47 crianças e adolescentes passaram pela instituição. Atualmente, o abrigo atende 20 acolhidos, que contam com o suporte de uma equipe multidisciplinar voltada à educação, saúde e bem-estar.

A visita proporcionou momentos de lazer e descontração, incluindo a distribuição de doces e brinquedos fabricados no sistema prisional por meio de projetos sociais. As crianças também puderam tirar fotos com os policiais penais e a viatura, além de brincar com a cachorrinha Gamora, mascote de um dos policiais que participaram da ação.

O policial penal Marcos Soares, gestor administrativo da PPPR no Verão Maior Paraná, destacou a importância da aproximação entre a corporação e as redes de proteção social. “Ações como essa fogem da nossa rotina operacional e nos permitem mostrar um outro lado do trabalho da Polícia Penal. Tivemos a oportunidade de interagir com as crianças, responder às suas curiosidades e perceber o brilho nos olhos deles. É gratificante saber que podemos inspirá-los e contribuir para a construção de novas perspectivas”, afirmou Soares.

Além das brincadeiras e dos presentes individuais, os policiais doaram à instituição brinquedos arrecadados para uso coletivo. No encerramento da visita, as crianças puderam aproveitar um momento de lazer na piscina, acompanhadas pela cachorrinha Gamora.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

GALERIA DE IMAGENS