Complexo Social de Francisco Beltrão promove Páscoa Solidária 14/04/2025 - 17:20

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) promoveu no último sábado (12) o evento Páscoa Solidária, por meio do Complexo Social da Regional Administrativa de Francisco Beltrão. A iniciativa, que contou com o apoio do Moto Clube Insanos MC na arrecadação cestas pascais e exposição de motocicletas, proporcionou uma manhã de atividades recreativas para monitorados, pessoas em liberdade condicional, em cumprimento de penas alternativas ou pagando serviços à comunidade e seus filhos e familiares.
Os Complexos Sociais atuam na promoção da reintegração social de pessoas que passaram pelo sistema prisional, oferecendo apoio, orientação e acompanhamento. “Os Complexos Sociais exercem uma função essencial nesse processo. A reconstrução dos vínculos familiares representa um passo significativo para uma trajetória mais estável no pós-cárcere”, pontuou a diretora-geral da PPPR, que esteve presente no evento.
O coordenador regional Marcos de Andrade também ressaltou que a reintegração social vai além das grades: “A Polícia Penal tem buscado pensar não só dentro das quatro paredes de uma prisão, mas também no envolvimento da sociedade e das pessoas que necessitam de atendimento por parte do nosso escritório social. São momentos muito importantes de atenção diferenciada, não só aquele atendimento de prática, aquele protocolo do dia a dia ”.
Para a coordenadora do Complexo Social, Luciana Lopes de Oliveira, eventos assim são essenciais para promover acolhimento. “É fazer com que essas crianças sintam-se acolhidas, o pertencimento é bastante importante. Isso reduz muito a questão dos impactos e estigmas sociais vividos por crianças cujos pais passaram pelo sistema prisional. Nós oferecemos então, através da nossa equipe multidisciplinar, todo um trabalho de interatividade”.
"A gente tem que plantar coisas boas para colher coisas boas, num futuro próximo ou distante. É muito importante ter um amparo para essas crianças, porque são diversas realidades. Um dos principais pilares do nosso Moto Clube é a ação social, justamente para tentar colaborar um pouco. Se cada um fizer sua parte, no contexto geral, consegue melhorar bastante, esse é nosso objetivo geral", comentou o responsável pelo setor social do Insanos Moto Clube, Renan Formaio.
A ação foi organizada por toda a equipe do Complexo Social, entre policiais penais, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, profissionais do setor jurídico e administrativo, técnicos, residentes e estagiários. Durante a manhã, eles promoveram atividades lúdicas, brincadeiras, pintura facial e ainda se fantasiaram de palhaço, bailarina e outros personagens para tornar a experiência divertida para os pequenos.
O Complexo está localizado na Rua Alagoas, 655 – Bairro Alvorada, em Francisco Beltrão, e atende de segunda a sexta-feira, em horário comercial.