Complexo Penitenciário de Piraquara recebe feira de serviços 24/10/2016 - 16:59

O Governo do Estado promoveu nesta sexta-feira e no sábado (21 e 22), em Piraquara, mais uma edição do programa Paraná Cidadão, uma feira de serviços gratuitos para a população. O evento, que aconteceu em frente ao Complexo Penitenciário de Piraquara, é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e do Departamento Penitenciário do Paraná.

A feira ofereceu intermediação de vagas de emprego, emissão de documentos pessoais, inscrição nos cadastros de tarifa social de água e luz, orientação jurídica, do consumidor e dos direitos humanos, entre outros serviços.

Na ocasião o coordenador-geral da Seju, Elias Thomé, que esteve representando o secretário da Justiça, Artagão Júnior. “Sentimos a necessidade de levar essas ações para as comunidades de Piraquara para que os serviços oferecidos possam ser aproveitados ao máximo por essa população que realmente precisa”, disse.

O morador da Vila Macedo, Cláudio Luiz da Silva, trouxe seus filhos para fazer a documentação deles e aproveitou para conferir outros serviços disponíveis. “Os atendimentos aqui são melhores. Conseguimos economizar tempo e é mais prático para a gente que precisa, e tudo sem custo, tem que aproveitar”, comentou.

Valdirene Rodrigues de Oliveira foi até o local do evento para fazer a primeira via de sua documentação. “Esse feirão é uma ótima opção para a população do entorno do Complexo Prisional de Piraquara, pois muitos não têm a condição de ir até o Centro para realizar esse atendimento, então aqui tudo facilita”.

DEPEN - Além dos serviços já ofertados pelo Paraná Cidadão, os visitantes também puderam ter acesso a serviços oferecidos pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). Foram disponibilizados estandes para orientação e atendimento dos setores de serviço social, credenciais de visitas e educação. Como a feira acontece em frente ao Complexo Penitenciário, familiares dos detentos que visitavam as unidades de Piraquara também puderam participar.

O diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, visitou o espaço e falou sobre a importância do evento que aconteceu no maior Complexo Penitenciário do Estado. "Essa é uma oportunidade de levar serviços essenciais à população da cidade e também aos familiares dos detentos que estão aqui. Em um esforço coletivo, buscamos sediar e oferecer o melhor atendimento possível em um evento que reúne diversos serviços oferecidos pelo Governo do Paraná", afirma Cartaxo.

NÚMEROS - Até outubro deste ano, o Paraná Cidadão foi realizado em 12 municípios e, até agora, quase 90 mil pessoas foram atendidas. Ainda em 2016, mais duas cidades paranaenses vão receber a feira de serviços - Laranjeiras do Sul, em 17 e 18 de novembro, e Quarto Centenário, em 15 e 16 de dezembro.

GALERIA DE IMAGENS