Combate ao álcool e drogas é tema de conversa com servidores do Depen de Cascavel 28/02/2020 - 11:20

Servidores da Penitenciária Industrial de Cascavel Unidade de Progressão (PIC-UP) e da Penitenciária Estadual (PEC) participaram de uma roda de conversa, voltada à reflexão sobre o combate ao uso de álcool e drogas, entre os dias 17 e 19/02. O trabalho foi feito com profissionais das três equipes de trabalho, das unidades. Os temas abordados foram em referência ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, 20 de fevereiro.

O coordenador regional do Depen, em Cascavel, Thiago Correia, garante que levar aos servidores essas reflexões, pode contribuir com o combate ao uso e ao vício de drogas e álcool, principalmente no Sistema Penitenciário. “Estamos ligados a uma rotina estressante e que pode ser um dos fatores que pode levar os servidores ao vício. Além disso, trabalhamos com pessoas em grande vulnerabilidade social, que, se não passaram pelo problema, sabem de alguém ou possuem um familiar dependente químico. Saber identificar essas situações e buscar um auxílio é de grande relevância no Sistema Prisional do Paraná”, afirma.

As orientações foram passadas por profissionais do Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná (SIMPR), o qual atua com ações voltadas ao atendimento e à prevenção, em Cascavel e nas cidades compreendidas pela 10ª Regional de Saúde. A enfermeira do programa, Márcia Kelly Peratt, explicou aos servidores do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) o conceito de dependência e a atuação conjunta, em sistema de ‘rede’, no tratamento de pacientes diagnosticados com dependência química.

“Não nos preocupamos só com o paciente, mas também com a família e com todo o ambiente no qual ele vive, por isso, dizemos que nossa atuação é em sistema de rede, principalmente quando o paciente é de outra cidade da região, em conjunto com as equipes de saúde e assistência dessas cidades, realizamos o acompanhamento de todo o meio no qual esse paciente esta inserido” explicou.

A psicóloga do programa, Márcia Cristina de Souza Silva, contou que a dependência pode ser gerada por diversos fatores e que para todos, existe um tratamento adequado. “Algumas vezes, o uso, pode começar de forma recreativa, mas culminar a uma situação futura de dependência química. Então é necessário identificar os processos psicológicos pelos quais a pessoa tem passado e se isso pode transformar o uso esporádico em abusivo” contou.

Ainda segundo a psicóloga, a maneira de abordar o assunto contribui para o esclarecimento e a busca por ajuda. “Muitas vezes, a pessoa não se coloca como alguém que necessite daquele tratamento e, quando abordamos o tema, os questionamentos são sempre para um terceiro, nunca para si mesmo”, afirmou. De acordo com ela, o objetivo dessa ação foi fazer com que as pessoas entendam que todos podem passar por situações assim.

“Todas as famílias têm algum problema com uso abusivo e a grande pergunta é: como vamos lidar com isso? Então é muito importante termos a reflexão para saber como buscar ajudar e lidar com o problema”, enfatizou Márcia Cristina Silva.

SIM PR - Em Cascavel, o SIM PR está localizado na Rua Poente do Sol, 788, no Bairro Brasmadeira. O atendimento ocorre das 7:30h às 17:00 horas. Não é necessário agendamento e o sistema é de livre demanda.

GALERIA DE IMAGENS