Ciclo de palestras promove conhecimento e reabilitação na Colônia Penal Industrial de Maringá 01/07/2024 - 16:24

A Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM) foi palco de um importante ciclo de palestras voltado para as pessoas privadas de liberdade. O evento ocorreu entre os dias 25 a 28 de junho e abordou os Direitos Fundamentais e a Lei 14.843/24, que regula a Saída Temporária, e contou com a participação de apenados do regime semiaberto e da Unidade de Progressão (UP).

As palestras foram ministradas pelas advogadas voluntárias Camilla de Brito Palharini e Tays Regina Guedes dos Santos, que interagiram ativamente com os custodiados. Os participantes demonstraram grande interesse, fazendo diversas perguntas e discutindo os temas abordados. Além disso, os apenados que participaram das palestras se tornaram multiplicadores do conhecimento adquirido, compartilhando informações com seus companheiros de alojamento.

O diretor da CPIM, Júlio César Vicente Franco, destacou a importância do ciclo de palestras para o desenvolvimento pessoal dos custodiados. “Promover o conhecimento sobre cuidados com a saúde, qualificação técnico-profissional e cultural pode ter um impacto significativo no bem-estar geral dos apenados e dos servidores. Informar os internos sobre seus direitos e deveres, especialmente no que diz respeito à Lei 14.843/24, é fundamental. Isso não apenas auxilia na reabilitação, mas também reduz a evasão durante as saídas temporárias no regime semiaberto. Precisamos de ações que foquem na reabilitação e no cuidado com aqueles que hoje estão privados de liberdade e que, amanhã, serão membros da nossa comunidade”, afirma Franco.

A advogada Camilla de Brito Palharini também comentou sobre a relevância das palestras. “Nosso objetivo é proporcionar aos apenados um melhor entendimento sobre seus direitos e deveres, especialmente no que tange à Saída Temporária. Por meio do conhecimento, eles podem tomar decisões mais conscientes e responsáveis. É sempre muito bom contribuir para o trabalho excepcional que a CPIM realiza a título de ressocialização ao reeducando no regime semiaberto. Ver o interesse e a participação ativa dos apenados foi muito gratificante, pois demonstra que eles estão dispostos a aprender e a se reintegrar na sociedade de forma positiva”, disse Camilla.

Para encerrar o ciclo de palestras, a professora Helena Maria Ramos dos Santos, representante do Programa e Projetos da Universidade Estadual de Maringá e do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), apresentou o filme “Encontro com a Vida” para os internos e servidores. Após a exibição, houve uma explanação do tema e um debate, proporcionando um momento de reflexão e aprendizado. Todo ano, a CPIM realiza uma palestra sobre drogas na unidade.

O evento reforça o compromisso da CPIM em oferecer oportunidades de aprendizado e reabilitação para os custodiados, contribuindo para a reintegração social e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.