Cerimônia de formatura certifica 21 pessoas privadas de liberdade em cursos de qualificação, em Cascavel 26/07/2024 - 17:32

O Conselho da Comunidade de Cascavel e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Polícia Penal do Paraná (PPPR), realizou nesta sexta-feira (26) a formatura de conclusão de três cursos de qualificação: pintura em tela, produção de compotas e frutas desidratadas e produção de geleias, doces de corte e doces pastosos.

O evento certificou 21 pessoas privadas de liberdade (PPLs), todas custodiadas na Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão (PIMP-UP), em Cascavel, local onde também ocorreu a cerimônia, que reuniu autoridades e representantes das instituições.

“O que percebemos com este evento é a importância de aliar segurança pública com tratamento penal. Estes apenados sairão do sistema prisional com qualificação que não tinham, mas isso só foi possível pois buscamos parcerias e atuamos de forma a conciliar as questões relativas à segurança e ao processo ressocializador da pena”, disse o diretor regional da PPPR, Thiago Correia.

O curso de pintura em tela capacitou oito PPLs e foi financiado pelo Conselho da Comunidade de Cascavel, por meio do Projeto Educar para o Futuro, uma parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Jair Dutra, destacou a importância da busca de conhecimento como recomeço de vida, depois do cárcere. “Esses cursos abrem muitas portas após a liberdade do apenado. Ele pode empreender e gerara a própria renda. Isso é ótimo para a sociedade e para nós como um todo na questão da segurança pública, pois ele sairá daqui formado e preparado para o mercado de trabalho”, afirma.

Os cursos de produção de compotas e frutas desidratadas e produção de geleias, doces de corte e doces pastosos formaram 13 PPLs. A instrutora foi contratada pelo Senar. Já os insumos foram adquiridos pelo Conselho da Comunidade.

“Uma parceria que deu tão certo que outras unidades já nos buscaram para realizar os cursos. Sentimos pelo olhar dos formandos o sentimento de agradecimento deles”, disse Ivanor Melek, gerente administrativo do Sindicato Rural de Cascavel.

Durante a cerimônia, os formandos homenagearam os professores e as instituições que incentivam, por meio de projetos, investimentos em capacitações e qualificações dentro das penitenciárias. “A todos que fazem parte desta etapa de nossas vidas, assumindo nossas dificuldades, buscando melhorar o que falta para sermos dignos, nossa dedicação e agradecimento”, disse um dos formandos.

Os cursos foram divididos em módulos teóricos e práticos. O de pintura em tela totalizou 24 horas de qualificação, já os outros dois, 16 horas cada.

O diretor da PIMP-UP, Álvaro Marcelo Alegrette, explica que além do certificado de conclusão, as PPLs também são beneficiadas com a redução de pena. “A cada 12 horas de estudos, somados teoria e prática, um dia é subtraído do tempo total da condenação”, explica.

Após a cerimônia, os convidados degustaram os produtos produzidos durante os cursos e ainda puderam contemplar a exposição das telas pintadas durante a qualificação.