Cascavel receberá grupo de operações especiais para reforçar a segurança nas unidades penais 23/03/2016 - 13:09

A região de Cascavel, no oeste do Estado, passará a contar com o Serviço de Operações Especiais (SOE), grupo de elite do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), que atua como primeiro interventor em situações de crise no sistema prisional. Na última sexta-feira (18), o projeto foi apresentado à comunidade local em uma palestra realizada no auditório da OAB, em Cascavel.

Atuante nas regiões de Curitiba, Maringá e Londrina, o SOE é formado por agentes penitenciários que integram o quadro efetivo do Depen e que passam por processo seletivo para participar do grupo especial. Eles recebem treinamento em técnicas de intervenção em ambiente prisional, imobilização, gerenciamento de crise, direitos humanos, manutenção e manejo de armamento e tiro.

"A missão principal desse grupo é garantir e preservar a vida, a integridade física e os direitos humanos do preso e de todos os servidores que atuam no sistema prisional", explica o chefe da Divisão de Operação e Segurança do Depen, Humberto Benigno Ferreira Junior.

SELEÇÃO - Para integrar o SOE os interessados precisam enfrentar uma rigorosa seleção. Do teste de aptidão física, participaram 206 candidatos, sendo selecionados 60 participantes para a fase seguinte, que é a investigação social.

A etapa final será realizada entre os dias 2 e 12 de maio e consiste no treinamento prático realizado nas dependências do Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Dessa seleção, serão selecionados 25 agentes penitenciários que irão compor o grupo SOE para atuar nas unidades penais e cadeias públicas da região de Cascavel, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.

Todas as etapas eliminatórias e o treinamento dos agentes penitenciários é feito pela Divisão de Operação e Segurança do Depen e pela Escola de Serviços Penais do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS