Casa de Custódia de São José dos Pinhais revitaliza fachada com mão de obra de presos 10/05/2016 - 15:10
Presos do regime semiaberto, custodiados na Colônia Penal Agroindustrial (CPAI), concluíram uma pintura de revitalização da fachada da Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCJP), localizada na Região Metropolitana de Curitiba.
"Além de preservar o patrimônio público, a intenção é proporcionar um ambiente melhor aos servidores e também aos visitantes, que irão se deparar com uma unidade penal revitalizada”, afirma o diretor da unidade, Jeferson Medeiros Walkiu.
A ação traz benefícios ao detento, como a redução da pena e remuneração aos presos que estão implantados em canteiros de trabalho, como no caso da pintura. A cada três dias de trabalho, um é diminuído da pena total a cumprir.
PINTURA INTERNA – Em março, a unidade também passou por uma pintura na parte interna. Naquela ocasião, foram os próprios detentos da Casa de Custódia, custodiados no regime fechado, que executaram a obra. Foram pintadas salas de aula, enfermaria e corredores da penitenciária. Eles também participaram de um curso técnico de pintura predial, oferecido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Atualmente, no Paraná, são mais de 4,7 mil presos trabalhando em canteiros de trabalho, o que corresponde a 24% dos presos do Estado inseridos em atividades laborais.