Casa de Custódia de São José dos Pinhais realiza audiências por videoconferência 26/08/2016 - 10:00

Com o objetivo de reduzir o número de deslocamento de presos, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), em parceria com o Tribunal de Justiça (TJPR), realizou quatro audiências por videoconferência na Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCJP), na Região Metropolitana de Curitiba, nesta quinta-feira (25).

Segundo o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, existe um número muito alto de escoltas realizadas diariamente nas unidades penais. "O projeto que se inicia traz uma mudança radical no que diz respeito aos custos demandados pelo Estado por conta das escoltas de presos para audiências. Teremos a partir de agora a realização sistemática dessa modalidade de audiências", afirmou.

Por se tratar de unidade destinada a presos provisórios, a Casa de Custódia possui maior demanda nesse sentido. "Precisamos encaminhar um grande número de presos para audiências todos os dias, o que exige um grande esforço de segurança. Com a videoconferência esse processo será mais ágil e seguro", explica o diretor da Casa de Custódia, Jeferson Medeiros Walkiu.

As audiências foram acompanhadas por um defensor público e por um representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PR, que fizeram a orientação prévia e defesa dos réus. Também esteve presente o desembargador Ruy Muggiatti, que aprovou a iniciativa. "Estou satisfeito com o resultado, as audiências foram um sucesso", declarou o desembargador.

GALERIA DE IMAGENS