Casa de Custódia de Piraquara recebe doação de livros 27/10/2016 - 17:09

A Casa de Custódia de Piraquara (CCP), na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu uma nova doação de livros. Ao todo, foram doadas 150 obras pela escritora Adélia Maria.

Durante a entrega, que aconteceu nesta quarta-feira (26), a escritora aproveitou para conhecer as salas de aula e a biblioteca da unidade prisional. Na visita, ela conversou com J.P., um dos presos que participa do projeto Remição da Pena por Estudo através da Leitura, do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

O detento é leitor assíduo das obras de Adélia, em especial o livro “Luzes no espelho”. Segundo o detento relatou, este livro foi significativo e inspirador para a mudança de olhar e postura na vida dele, encontrando na história da personagem elementos para superação de obstáculos.

A professora responsável pelo projeto de remição pela leitura na CCP, Marilda de Paula Soares, ressaltou a importância do recebimento das doações dos livros e agradeceu em nome de todos os leitores do estabelecimento penal.

A integrante da equipe pedagógica e também uma das responsáveis pelo projeto, Agda Cristina Ultchak, afirma que as doações ajudam a diversificar e manter as bibliotecas das penitenciárias, além de garantir aos presos a possibilidade de acesso à leitura. “A substituição de livros nas bibliotecas das unidades penais é constante, pois com o tempo e uso, as obras se desgastam e é necessária essa troca, para que os detentos tenham a possibilidade de diversificar o conhecimento”, diz ela.

PARTICIPAÇÃO – Mensalmente, participam do projeto de remição pela leitura de 13% a 15% do total de pessoas privadas de liberdade, que são aproximadamente 19 mil em todo o Paraná.

Criado em 2012, o projeto de remição pela leitura ajuda no desenvolvimento do conhecimento das pessoas presas, por meio de obras literárias que possam garantir um conteúdo inspirador, com histórias que provoquem a reflexão e mudanças de pensamento no leitor.

Todos os presos alfabetizados das unidades penais do Paraná podem participar do projeto. No início de cada mês, o detento escolhe um livro na biblioteca da unidade penal, conforme seu nível de conhecimento. Até o dia 20, ele faz a leitura da obra, tendo até o dia 30 para produzir o relatório de leitura ou resenha da obra. Atingindo a média 6,0, o detento tem direito de reduzir quatro dias da pena a cada livro lido (o limite de participação é de uma resenha por mês).

DOAÇÃO – A campanha de doação para o projeto de remição pela leitura é permanente. São aceitos livros de literatura brasileira e estrangeira, de aventura, romance e outros gêneros, com exceção de livros didáticos, enciclopédias e revistas. Os livros devem ser entregues diretamente nas unidades penais ou, ainda, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (sala do Núcleo de Comunicação – Rua Deputado Mario de Barros, 1.290 – 4º andar – Centro Cívico – Curitiba).