Casa de Custódia de Piraquara promove ação voltada à saúde 21/11/2024 - 17:38
A Casa de Custódia de Piraquara (CCP) iniciou, no mês de novembro, uma ação voltada à promoção da saúde dos apenados. Até o dia 12 de dezembro, uma equipe do curso de Técnico em Enfermagem da Escola Grau Técnico realizará atendimentos preventivos às terças e quintas-feiras.
“A CCP tem buscado cada vez mais estreitar os laços com a sociedade civil, e iniciativas como essa mostram o impacto positivo que podemos gerar, tanto para os internos quanto para os estudantes. É uma honra abrir as portas da unidade para projetos educacionais e de saúde que promovam o bem-estar e a cidadania, reafirmando o nosso compromisso com a humanização e a integração social”, destacou o diretor da unidade, Thiago Manrich Rubin.
Sob a supervisão do professor preceptor Leandro Lopes da Silva, os alunos integram também a Campanha de Multivacinação da CCP e desenvolvem orientações para a prevenção de doenças infectocontagiosas e cuidados gerais de saúde das pessoas privadas de liberdade (PPL). O trabalho conta ainda com o apoio das servidoras de enfermagem da unidade que auxiliam na organização e no acompanhamento das atividades.
Para o professor essa parceria entre a Escola Grau Técnico e a Casa de Custódia de Piraquara é de extrema importância, tanto para a formação dos alunos quanto para o impacto social que ela gera. “Proporcionar aos estudantes a vivência prática em um ambiente como este amplia não apenas os conhecimentos técnicos, mas também a empatia e o senso de responsabilidade social. Projetos como esse mostram como a educação pode transformar realidades e promover o bem-estar coletivo. Estamos muito satisfeitos em contribuir com a unidade e esperamos que essa cooperação continue a render bons frutos", disse.
O projeto acontece em oito encontros e espera atingir cerca de 1220 custodiados.
CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO DA CCP - A campanha de multivacinação da Casa de Custódia de Piraquara tem como objetivo atualizar a Carteira Vacinal de todos os custodiados, conforme preconização do Programa Nacional de Imunização (PNI). Entre as vacinas, estão as contra hepatite B, tétano/difteria e coqueluche, sarampo e febre amarela. Além disso, também são feitos testes rápidos para HIV, hepatites e sífilis.