Casa de Custódia de Piraquara distribui 3 mil máscaras de proteção aos detentos 19/06/2020 - 16:30

A Casa de Custódia de Piraquara (CCP) já distribuiu cerca de 3 mil máscaras de proteção aos detentos. O material produzido com a mão de obra prisional foi confeccionado na própria unidade penal.

Segundo o diretor da CCP, Bruno Henrique Lopes, a Casa de Custódia possui um canteiro de trabalho exclusivo para produção de máscaras de proteção e aventais destinadas ao abastecimento do sistema prisional do Paraná e outras instituições públicas. Além de atender pedidos externos, a Casa de Custódia é autossuficiente na demanda interna.

“Chegamos à marca de 3 mil máscaras, fabricadas em tecido lavável e duplo, produzidas exclusivamente para os presos dessa unidade prisional. A intenção é que cada preso tenha duas máscaras de proteção individual”, explica o diretor.

Unidade de entrada do sistema prisional na região de Curitiba, a Casa de Custódia de Piraquara recebe diariamente presos oriundos de delegacias e de outros estados. Assim que chega à unidade penal, o preso recebe um kit com uniforme e materiais de higiene pessoal. Com o início da pandemia, o kit recebeu o incremento de duas máscaras de proteção.

PRODUÇÃO PRÓPRIA – Em 23 unidades prisionais do estado, penitenciárias e cadeias públicas, são produzidos diariamente mais de 10 mil itens de proteção contra o coronavírus. Desde o fim de março, foram mais de 800 mil materiais, entre máscaras, jalecos e itens para hospitais, como lençóis, pijamas e escudos faciais, além de álcool em gel.

Todos esses equipamentos de proteção produzidos pelos presos são repassados às outras corporações da secretaria da segurança pública (polícias militar, civil e científica) e, também, a hospitais públicos, guardas municipais, prefeituras, centros de socioeducação, instituições religiosas e a comunidade em geral.