Capacitação profissional: curso de Auxiliar de Eletricista Predial qualifica internos da Penitenciária Industrial de Guarapuava 21/03/2025 - 16:18

O curso de Auxiliar de Eletricista Predial, promovido na Penitenciária Industrial de Guarapuava, qualificou doze pessoas privadas de liberdade para atuarem na área elétrica, que receberam seus certificados na manhã de hoje (21). Com carga horária de 160 horas, a capacitação foi viabilizada por uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meior da Polícia Penal do Paraná (PPPR), que contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PR) para sua execução.
"A oferta de capacitação profissional dentro da penitenciária é uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam mudar de vida. Além de proporcionar conhecimento técnico, os cursos permitem que os participantes adquiram novas perspectivas e se preparem para o mercado de trabalho”, afirma o vice-diretor da unidade, Matheus Henrique Garcia de Goes.
O curso gera, ainda, remição pelo estudo, que é garantida pela Lei de Execuções Penais (nº 7.210/1984) e sanciona a redução de um dia de pena a cada 12 horas de frequência escolar, divididas, no mínimo, em três dias. De acordo com Goes, “a remição da pena pelo estudo é um incentivo fundamental para que os internos se dediquem ao aprendizado, promovendo uma reintegração social mais efetiva e contribuindo para a redução da reincidência criminal".
Para a pedagoga da unidade, Dilceia Camargo Machado, a entrega de certificados traz significado, tanto aos alunos, quanto aos profissionais. “Homenagear nossos alunos pela conclusão de um curso tão relevante é sempre um momento de grande satisfação. O sentimento de missão cumprida nos impulsiona a seguir trabalhando pela ressocialização e pela criação de novas oportunidades. Essa iniciativa não apenas fortalece o aprendizado dos participantes, mas também reforça a união e o compromisso de todos os envolvidos na Assistência Educacional”, pontua.
A qualificação faz parte do programa O Caminho da Profissão, uma parceria da PPPR e do SENAI que tem como objetivo oferecer cursos presenciais de 160 horas dentro dos estabelecimentos prisionais para apenados com ensino fundamental completo. A iniciativa não apenas proporciona conhecimento técnico, mas também contribui para o processo de reinserção social e profissional, preparando os participantes para oportunidades no mercado de trabalho.
Segundo a orientadora pedagógica do SENAI, Jusiani Regina Michelon, “esses cursos representam uma oportunidade real de mudança de vida, preparando os participantes para uma futura reinserção social e profissional de maneira digna e qualificada".
"Esse curso nos dá dignidade e abre portas. Quando voltarmos para a sociedade, teremos mais chances de conseguir trabalho e recomeçar", comenta um dos 12 apenados que se formaram no curso.