Cão penitenciário de Maringá encontra celulares em operação na Cadeia de Cidade Gaúcha 29/10/2019 - 20:04

O cão penitenciário do canil do Setor de Operações Especiais do Departamento Penitenciário (Depen) de Maringá, na região norte do estado, que está em treinamento, encontrou quatro celulares em celas da Cadeia de Cidade Gaúcha, durante operação de revista desencadeada nesta terça-feira (29/10). Outros 17 aparelhos, diversos carregadores e acessórios para os telefones móveis, além de estoques e maconha também foram apreendidos por agentes penitenciários das regionais de Maringá e Umuarama.

"Com apenas 1 ano e 10 meses, nosso cão Hassan, um Pastor-belga Malinois, ainda está em fase de treinamento, mas já está mostrando sua excelência. Ele entrou e foi direto nos aparelhos celulares das celas”, contou o coordenador da regional de Maringá, Luciano Brito. Segundo ele, o apoio dos cachorros penitenciários é importantíssimo para o trabalho da instituição.

“Talvez  a gente não encontrasse os aparelhos celulares, por exemplo. Temos dado prioridade aos cães penitenciários de faro, porque o trabalho deles dá mais resolutividade e efetividade nas revistas”, explicou Brito. Hassan já passou por diversos cursos ministrados para cães de operações policiais e penitenciários.

De acordo com Brito, há dois cachorros em treinamento na regional. Fora do Paraná, eles já fizeram cursos em São Paulo (promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária) e no Rio Grande do Sul. “Também já participaram de treinamentos das forças armadas co-irmãs, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, e da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, que é uma grande referência em cães farejadores”, exaltou o coordenador de Maringá.

A ação desta terça-feira (29/10) foi deflagrada para atender uma demanda do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Ao todo, foram apreendidos 21 aparelhos celulares, 18 carregadores e duas baterias para os aparelhos, nove chips telefônicos de diversas operadoras, seis estoques e 63,4 gramas de maconha.