Cadeia Pública de Rio Branco do Sul passa por reformas e é reinaugurada 10/12/2020 - 18:50

A Cadeia Pública de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, passou uma grande reforma e foi reinaugurada nesta semana. Foram investidos na obra cerca de R$ 50 mil, oriundos de recursos próprios do fundo rotativo da unidade. Os reparos foram realizados com a mão de obra prisional. O local é destinado à custodiada provisória de mulheres e pessoas transgêneros.

Desde que a carceragem foi transferida para a gestão plena do Departamento Penitenciário, em 2018, a carceragem passou por inúmeras transformações. Foram realizados reparos na rede elétrica, hidráulica, telhado, reestruturação do pátio de visitas, pintura, recuperação da fachada, entre outros. Além disso, foi definido o perfil de preso que ali seria custodiado e uma proposta exclusiva para esse público.

“Estamos há cerca de um ano e meio na gestão plena da unidade de Rio Branco do Sul e ali buscamos transformar o local em uma referência no atendimento de presas provisórias e transgêneros. Para isso fizemos toda uma adequação e uma reforma na estrutura para que pudéssemos abrigar esse perfil e, que de forma digna, pudessem cumprir sua pena”, afirmou o diretor do Depen, Franscisco Caricati.

“Quando assumimos o local o prédio estava bastante deteriorado, com muitas infiltrações, problemas na rede elétrica, hidráulica, com sérios problemas na rede de esgoto. Nossa proposta foi de reestruturar o prédio, o que foi executado com muito sucesso e hoje Rio Branco do Sul é uma unidade modelo na região metropolitana, em pleno funcionamento”, contou o chefe de cadeia da regional, Marcos de Paula.

VISITA – Após a conclusão dos trabalhos de reforma, o prédio foi reinaugurado e hoje custodia 100 pessoas. A prefeita eleita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, e o chefe da regional do Depen, em Curitiba, Alisson Andrade, fizeram uma visita no local nesta terça-feira (08/12) para acompanhar as mudanças realizadas na cadeia.