Cadeia Pública de Pato Branco recebe consultório médico para atendimento dos presos 18/03/2021 - 15:44
A Cadeia Pública de Pato Branco conta agora com um consultório médico para atendimento dos presos. O novo espaço começou a funcionar nesta quinta-feira (18/03). A ação é resultado de uma parceria entre o Departamento Penitenciário do Paraná e a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é prestar assistência médica básica no próprio local, assim como ocorre nas penitenciárias, diminuindo assim o número de escoltas para saídas médicas.
Segundo o coordenador regional do Depen em Francisco Beltrão, Antonio Marcos Camargo de Andrade, o espaço destinado às consultas foi reformado e equipado pelo Depen. “Estamos investindo na recuperação do local, firmando parcerias e melhorando as condições para aqueles que estão custodiados ali”, afirmou o coordenador.
ATENDIMENTOS – A parceria além de trazer melhorias para os custodiados, também desafoga postos de saúde e a UPA da cidade que antes eram responsáveis por esses atendimentos. Uma enfermeira foi cedida pela prefeitura para atender exclusivamente a Cadeia Pública. No local, também serão realizadas consultas médicas que tiveram início hoje com atendimentos realizados pelo médico Roberto Frederico Conrado Rivas Marquez, auxiliado pelas enfermeiras Sandra Borba Campolina e Hesni Ferraz.
O chefe da Cadeia Pública de Pato Branco, Osvaldo Soares da Cunha, aproveitou a oportunidade e agradeceu os profissionais de saúde da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão que auxiliaram nos atendimentos até que essa parceria com a prefeitura se concretizasse. Segundo ele, essa era uma demanda antiga que foi possível graças à parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.