Autoridades realizam visita técnica na Penitenciária Central do Estado, em Curitiba 14/08/2019 - 11:40

Autoridades do Tribunal de Justiça do Paraná estiveram na última semana, na Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE – UP), em Curitiba, a fim de apresentar o modelo de tratamento penal implantado na unidade, para a presidente da Associação de Juízes para a Democracia do Rio Grande do Sul, Dra. Valdete Souto Severo.

Estiveram presentes o desembargador, Ruy Muggiati, do Tribunal de Justiça do Paraná e supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF/ PR), a Juíza da 1ª VEP e coordenadora do GMF/PR, Dra. Ana Carolina Bartolamei Ramos, o desembargador Fernando Prazeres, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), o vice-diretor do Depen, Thorstein Ferraz, Dra. Irecilse Drongek e Dr. Renan Ferreira, a diretora da PCE-UP, Cinthia Bernardelli e o vice- diretor, Valdir Calegari.

O desembargador, Ruy Muggiati agradeceu e destacou a importância da continuidade desse modelo de gestão. “Essa unidade demonstrou que o modelo é eficiente, já que a reincidência caiu para índices próximos de zero, o que significa que o modelo pode ser replicado de modo seguro”.

“Lugares como este somente são possíveis em razão do envolvimento de todos, desde os próprios presos que cumprem pena, até os agentes penitenciários, juízes e promotores envolvidos no processo de execução. A pretensão é a de que todos os presos tenham seus direitos garantidos, porque todos cometem erros, mas o que importa é olhar para frente, porque a vida continua depois daqui”, afirmou o desembargador.

A juíza da 1ª VEP e coordenadora do GMF/PR, Dra. Ana Carolina Bartolamei Ramos enfatizou a importância dos mutirões carcerários, na tentativa de assegurar um limite máximo de população carcerária e auxiliar a implantação de medidas para melhoria do sistema prisional, como a foi o projeto da Unidade de Progressão.

A presidente da Associação de Juízes para a Democracia do Rio Grande do Sul, Dra. Valdete Souto Severo, considera que  “esta é uma experiência incrível, que faz renovar a fé na humanidade”.

“A PCE- UP foi considerada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) um modelo de tratamento penal, por tal razão o Departamento Penitenciário do Paraná já conta com 11 unidades no Estado, trabalhando nos mesmos moldes para ofertar ao preso um tratamento penal adequado, visando sua reinserção na sociedade”, ressalta o vice-diretor do Depen, Thorstein Ferraz..

Na ocasião, os detentos realizaram uma homenagem ao desembargador, Ruy Muggiati, que foi um dos idealizadores e principais colaboradores da instituição da unidade de progressão.

PCE – UP - A Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE – UP) conta com 100% dos presos em sala de aula, com remição pela leitura e um laboratório de informática, o qual fornece cursos profissionalizantes e acompanhamento de presos cursando faculdade à distância, sendo a única penitenciária do Complexo Penitenciário de Piraquara que oferece três turnos de salas de aula.