Agentes penitenciários participam do curso de primeira intervenção em crise ministrado pelo BOPE 01/03/2021 - 17:20

Agentes penitenciários do Departamento Penitenciário do Paraná participaram na última semana do curso de primeira intervenção em crise, ministrado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Ao todo, 16 servidores receberam a certificação que ocorreu nesta sexta-feira (26/02), no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Curitiba.

“Buscamos essa parceria com a Polícia Militar com o objetivo de preparar nossos agentes para atuar em situações que fazem parte do contexto prisional. Esse trabalho de reciclagem e formação contínua junto à outras forças de segurança é fundamental para o aprimoramento do nosso trabalho”, afirmou o diretor do Depen, Francisco Caricati.

"Acreditamos na importância do repasse de conhecimento aos agentes, o aprimoramento das técnicas e das doutrinas em primeira intervenção em crise, pois facilita o serviço do Departamento Penitenciário e da Polícia Militar, pois são os que têm o primeiro contato em situações de rebelião”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

FORMAÇÃO - Durante cinco dias, os agentes participaram de instruções teóricas e práticas, totalizando 40 horas de formação. Segundo o subcomandante do BOPE e coordenador do curso, major Sérgio Augusto Silva, o curso foi planejado para que o agente penitenciário treinasse em ambientes reais.

“Durante a capacitação trabalhamos a responsabilidade, os desdobramentos das ações tomadas por cada um ao longo da crise/rebelião e um dos objetivos é que os agentes se situem nesse contexto e que, desde o início, tomem atitudes que venham a melhorar a solução dessa situação”, explicou.

Ainda de acordo com o major Sérgio, as atividades exercitaram a coletividade e a parte intelectual dos agentes penitenciários. “A segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos e quanto mais gente estiver trabalhando ombreados nessa mesma missão, tenho certeza que quem ganha com isso é a sociedade, pois conseguiremos resolver as crises de forma mais rápida e com uma solução aceitável”, complementou o major Sérgio.

Segundo o assessor de segurança do Depen, Alisson Andrade, nesse primeiro momento o curso foi ministrado apenas aos gestores de cada região. “Nesse primeiro curso priorizamos os coordenadores regionais e também os chefes de cadeia, a intenção é que eles repassem esse conhecimento para suas equipes. Em breve, pretendemos também ofertar novas turmas e capacitar mais servidores”, explicou Andrade.

“Essa integração é muito importante para que durante os eventos críticos possamos atuar de uma forma profissional, dentro da legalidade, cumprindo com o nosso objetivo que é preservar a segurança pública e a vida de todos os envolvidos”, disse um dos participantes do curso, o coordenador regional do Depen, em Maringá, Luciano Brito.

Para ele, a troca de experiências entre as instituições foi um dos diferenciais do curso. “Foi um momento de crescimento pessoal, institucional e focado na integração das forças”, finalizou Brito.