Agentes penitenciários de Cascavel impedem a entrada de 18 celulares em unidades prisionais 10/08/2020 - 14:40

Em duas ações distintas, no último fim de semana (08 e 09/08), agentes do Departamento Penitenciário (Depen) lotados em Cascavel, no oeste do estado, impediram que 18 celulares fossem entregues em unidades prisionais da cidade. Além disso, os servidores ainda prenderam dois homens e apreenderam maconha, cocaína, fumo e outros produtos ilícitos.

O caso mais recente ocorreu na madrugada deste domingo (09/08), na Cadeia Pública de Cascavel, quando dois homens teriam pulado o muro de acesso à unidade. De acordo com o coordenar regional de Cascavel, Thiago Correia, os dois homens teriam subido no telhado e, após serem flagrados pelos agentes penitenciários, ainda teriam tentado resistir à abordagem.

“Com o apoio de policiais civis, foram tomadas as medidas cabíveis e, assim, foi possível fazer a abordagem”, explicou Thiago. Com a dupla, foram apreendidos 11 celulares, 40 pacotes de fumo, 10 gramas de cocaína, porções de maconha, carregadores, fones de ouvido e chips telefônicos.

O outro caso ocorreu na noite de sábado (08/08), quando servidores que atuam na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) e monitoravam o circuito de segurança da unidade teriam visto dois homens se aproximando do muro e arremessando quatro pacotes para dentro do presídio.

“Imediatamente, servidores do Grupo de Segurança Interna (GSI) e da equipe de plantão realizaram buscas perto do muro da penitenciária e localizaram os pacotes”, afirmou Thiago. Neles, estavam sete aparelhos celulares, quatro porções de maconha, pacotes de fumo e chips telefônicos.

“As câmeras ainda registraram quando a dupla correu em meio ao mato, fugindo antes da abordagem das equipes”, contou o coordenador regional.

Os materiais apreendidos foram encaminhados ao Setor de Inteligência do Depen. A Polícia Civil vai investigar o caso. “Queremos saber, inclusive, se há relação nas duas tentativas de arremessos”, afirmou Thiago. Os dois detidos ficaram à disposição da justiça na carceragem de Cascavel.