Agentes iniciam curso de formação para atuar no Serviço de Operações Especiais em Cascavel 02/05/2016 - 02:40

Teve início nesta semana o curso de formação para preparar novos agentes penitenciários para atuar no Serviço de Operações Especiais (SOE), grupo de elite do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen). Estes profissionais, após concluírem a capacitação, vão atuar nas unidades penais e cadeias públicas da região de Cascavel, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, como primeiro interventor em situações de crise.

De caráter eliminatório, o curso vai até o dia 12 e acontece nas dependências do Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Concorrem nesta etapa final 60 agentes penitenciários já aprovados no teste de aptidão física e investigação social. Ao final do curso, serão selecionados 25 agentes penitenciários que irão compor o grupo SOE Cascavel. Participam do curso ainda, como convidados, policiais militares e guardas municipais.

"Essa é uma oportunidade de valorizar a profissão do agente penitenciário e formar homens e mulheres altamente qualificados para o exercício da atividade de segurança junto ao sistema penitenciário", afirmou o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, durante o evento de abertura do curso.

GRUPO SOE – Já atuante nas regiões de Curitiba, Maringá e Londrina, o SOE é formado por agentes penitenciários que integram o quadro efetivo do Depen e que passam por processo seletivo para participar do grupo especial. Eles recebem treinamento em técnicas de intervenção em ambiente prisional, imobilização, gerenciamento de crise, direitos humanos, manutenção e manejo de armamento e tiro.

GALERIA DE IMAGENS