Ação solidária leva Páscoa mais doce a 180 crianças em CMEI de Cascavel com apoio da PPPR 22/04/2025 - 10:13
Uma manhã repleta de alegria, solidariedade e união entre instituições marcou a última quarta-feira (16) no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Selony Bueno Drehmer, localizado na região Norte de Cascavel. A ação, promovida pelo Conselho da Comunidade de Cascavel em parceria com a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), distribuiu cestinhas de Páscoa para 180 crianças que frequentam a instituição.
As crianças foram surpreendidas com uma programação especial: além de receberem os kits recheados de doces temáticos de Páscoa, bolachas artesanais e uma naninha — confeccionada por pessoas privadas de liberdade (PPL) no sistema prisional — puderam tirar fotos com as viaturas da PPPR, que foram expostas no pátio do CMEI.
A iniciativa faz parte de um projeto social com foco na valorização da infância e na aproximação das instituições com a comunidade. Os itens entregues nas cestinhas foram produzidos com apoio de cursos oferecidos no sistema prisional, como o de produção e pintura de bolachas com glacê. As pessoas privadas de liberdade envolvidas nas atividades também receberam certificação e tiveram direito à remição de pena: a cada 12 horas de curso, um dia a menos de condenação.
Para o coordenador regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, a ação representa um importante passo na construção de uma PPPR ainda mais integrada com a sociedade. “Ter esse calor, esse abraço, esse carinho dessas crianças, nos faz certamente repensar tudo o que nós fazemos ao longo da vida e, claro, dentro do sistema prisional. A Polícia Penal precisa, e tem saído de dentro das unidades prisionais, para fazer a diferença na sociedade”, destacou.
O diretor do CMEI, Rodrigo Colasso, ressaltou a relevância da ação para a comunidade. “Às vezes o único contato que elas têm com o doce mesmo, a lembrancinha ali, é quando a gente faz alguma ação pelo CMEI. E quando a gente tem essa ajuda de fora é sempre muito bem-vinda. Acrescenta bastante na vida delas”, afirmou.
Representantes da Unioeste também participaram da entrega, reforçando o compromisso da universidade com projetos sociais que promovem cidadania e inclusão. Para Benedito Tuponi, membro do Conselho da Comunidade, a ação ultrapassa o simbolismo da Páscoa e planta sementes de um futuro melhor. “Para o conselho é uma gratificação, uma honra, porque além de nós estarmos atendendo o pessoal da penitenciária (com os cursos), estamos atendendo a semente, que são essas crianças que terão um futuro bom ou não dependendo do que a sociedade vai fazer por elas. Então eu sou muito grato e muito satisfeito com essa iniciativa, porque é aqui que começa a vida da cidadania”, finalizou.