Ação integrada entre Depen e PM impede a entrada de dezenas de ilícitos na Penitenciária Estadual de Piraquara 26/10/2020 - 15:10

Vinte e um celulares (e vários outros acessórios para os aparelhos), 10 pedaços de serra, 185 gramas de fumo e 350 gramas de cimento foram apenas alguns dos materiais impedidos de adentrar, de forma ilícita, a Penitenciária Estadual de Piraquara I, localizada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A apreensão ocorreu na madrugada deste domingo (25/10) e teve a participação de agentes penitenciários e de um policial militar.

“Por volta das duas horas da manhã, durante a ronda, um dos agentes penitenciários que estava de plantão percebeu que havia um fio esticado de um dos cubículos até a muralha da unidade, passando para a área externa. Imediatamente, ele solicitou apoio e repassou a informação”, contou o vice-diretor da PEP I, Olival Monteiro.

Nesse momento, outros agentes penitenciários foram até o local onde o fio estava esticado. “Ali, verificaram que se tratava de um cabo de aço e que possivelmente seria usado para passar material ilícito de fora para dentro da unidade penal”, contou Monteiro. Ao mesmo tempo, do lado de fora da Penitenciária, o policial militar que fazia a segurança da muralha deu voz de prisão a um homem.

“Rapidamente, os agentes penitenciários se deslocaram até a parte externa da unidade para dar apoio à Policia Militar na prisão. Durante a abordagem ao rapaz, dentro da mochila que ele carregava, o policial militar e os agentes encontraram dezenas de materiais ilícitos que seriam repassados aos internos”, afirmou o vice-diretor da PEP I.

Na mochila estavam 21 celulares (destes, 16 são smartphones), três displays (telas de celular), 10 pedaços de serra, 10 cabos USB, sete fones de ouvido, 19 plugs para celular, cinco chips telefônicos, 185 gramas de fumo, 350 gramas de cimento, dois maços de cigarro e uma bobina de madeira. Além disso, também foram apreendidos quase 300 metros de cabo de aço (usado para enviar o material) e a mochila que estava com o rapaz.

O homem e os materiais foram levados à Delegacia da Polícia Civil de Piraquara, para que fossem tomadas as demais medidas cabíveis.

GALERIA DE IMAGENS