60 apenados concluem cursos profissionalizantes no Complexo Médico Penal 16/12/2024 - 15:52
A primeira formatura de curso profissionalizante realizada no Complexo Médico Penal (CMP), localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi celebrada nesta sexta-feira (13), com 60 pessoas privadas de liberdade. Uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a Igreja Universal, com o projeto Universal Nos Presídios (UNP), promoveu cinco cursos que reuniram seus concluintes em uma única celebração de formatura.
Os formandos receberam certificados de capacitação nas áreas de vendas, estética automotiva, atendente de restaurante, barbearia e estudos bíblicos. Cada diploma representa não apenas o aprendizado adquirido, mas superação e o desejo de reescrever suas histórias.
Para o diretor do CMP, Renê Fernandes, “Os apenados ficaram extremamente animados e, mais importante, passaram a motivar outros custodiados a participarem dos projetos. Este é o início de um trabalho de promoção da dignidade e para a capacitação das pessoas privadas de liberdade. Temos a intenção de ampliar o leque de opções de cursos para um futuro próximo e esta parceria com a UNP tende a se fortalecer ainda mais em 2025”, destaca.
“Esta formatura foi um marco para o trabalho da UNP, desenvolvido em parceria com a unidade penal. A direção do CMP nos deu completo apoio na promoção destes cursos e já podemos prever projetos ainda maiores. Há muito o que fazer pois é de extrema importância recuperar estas pessoas que estão em situação de privação de liberdade e levar a elas a oportunidade de capacitação, para que assim tenham um futuro melhor”, enfatiza o pastor Edson Adriano, coordenador da UNP no Paraná.