280 agentes penitenciários concluem treinamento para habilitação institucional em pistola calibre .40 23/08/2019 - 17:10

O Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN) está prestes a concluir a capacitação de 130 agentes penitenciários, no uso e manutenção de pistolas .40 através da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN). Este aperfeiçoamento é continuação do processo de qualificação destes servidores para o uso do equipamento que ocorre em todo Estado. Na Regional do DEPEN em Maringá, no mês de junho, foram habilitados 150 agentes penitenciários. As armas serão entregues por meio de cautela aos agentes penitenciários do Paraná.

Nesta última fase da habilitação, os agentes têm atividades práticas e o teste de aptidão de tiro. Para chegar a esse nível já apresentaram laudo com avaliação psicológica e foram aprovados em prova teórica. Os treinamentos em todo o Estado são ministrados pelos instrutores de tiro do Setor de Operações Especiais (SOE).

As instruções práticas e o teste de tiro foram realizados em Maringá e no pólo de Cruzeiro do Oeste. "Os agentes penitenciários aprovados em todas as fases deste treinamento irão receber, para o uso pessoal, uma pistola calibre .40, modelo TH 40 Taurus, para que possam portar de forma velada, ou seja, quando estiverem fora do local do trabalho", afirma o agente penitenciário Luciano Brito, Coordenador Regional do DEPEN em Maringá e Chefe do SOE Maringá.

Brito salienta também que "a profissão de agente penitenciário é de alto risco, sendo que o profissional precisa portar arma de fogo para a sua defesa pessoal, isso ocorrerá de forma inédita em todo o Paraná".

As 2,8 mil pistolas foram adquiridas pelo Governo por meio de licitação, com investimentos de 6,9 milhões de reais oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN). A empresa vencedora foi a Taurus e o modelo que será entregue é a TH 40 Hummer.