206 pessoas privadas de liberdade de Londrina participam do vestibular da UEL 07/03/2023 - 09:44
Na tarde deste domingo (05), 206 pessoas privadas de liberdade (PPL’s) e egressos do sistema prisional de Londrina participaram da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Os candidatos fizeram a prova de 60 questões objetivas das áreas de geografia, história, filosofia, química, física, biologia, arte, sociologia e matemática.
No total, as Penitenciárias Estaduais de Londrina I e II, Casa de Custódia de Londrina, Centro de Reintegração Social de Londrina e Patronato Penitenciário, obtiveram 85% de comparecimento.
Conforme informações divulgadas pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL, no quadro geral, o vestibular teve o elevado número de 36% de abstenção. Em contrapartida, o percentual de ausentes vinculados ao sistema penal foi bem inferior, somando 16% de abstenção.
O vestibular da UEL começou a ser aplicado no sistema penal de Londrina em 2013, no interior da PEL II, e já conta com dezenas de aprovados em diversos cursos. Atualmente, quatro educandos estão cursando ensino superior pela UEL, de forma presencial, e três estudam de forma remota em cursos de outras faculdades.
A PEL II, é unidade de progressão e possui em sua estrutura dois telecentros com capacidade para 12 alunos. A estrutura é utilizada tanto para aulas virtuais, quanto para realização de trabalhos e tarefas acadêmicas.
Após aprovados, os educandos são rigorosamente avaliados pela Comissão Técnica de Classificação (CTC) da unidade. É realizada também solicitação judicial, junto a Vara de Execuções Penais, para que possam ser matriculados na universidade e iniciarem o curso superior com deslocamento até a Universidade sob monitoração eletrônica.
Os educandos recebem passe livre para o transporte público, bem como bolsa de auxílio oferecido pelo Conselho da Comunidade, além da possibilidade de serem incluídos em outros benefícios disponibilizados pela universidade.
A divulgação do resultado da primeira fase do vestibular da UEL está prevista para o dia 20 de março. Os selecionados realizarão a segunda etapa com questões dissertativas específicas e redação nos dias 2 e 3 de abril. Para alguns cursos, como design gráfico, haverão ainda provas de habilidades específicas no dia 04 de abril.