150 árvores frutíferas são plantadas em Unidade de Progressão de Ponta Grossa 03/09/2024 - 14:11

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio da Coordenação Regional e do Complexo Social de Ponta Grossa, em parceria com o Rotary Club de Ponta Grossa Alagados, plantou 150 árvores frutíferas na Unidade de Progressão (UP) de Ponta Grossa, no último sábado (31). O projeto Fruta para Todos deu início  à Feira Expo&Flor 2024 e teve como objetivo promover as boas práticas nas unidades prisionais, envolvendo pessoas privadas de liberdade e a sociedade civil em ações de responsabilidade socioambiental.

Para a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre, a temática é de grande importância, pois promove conhecimento e integração ao sistema prisional. “Ressocializar e reintegrar é um dos nossos objetivos aqui na Polícia Penal. Ações como essa são benéficas em diversos sentidos, pois oferecem uma oportunidade de aprendizado para os detentos e trazem um retorno social para a comunidade”.

Participaram da ação oito custodiados, que plantaram as árvores na própria Unidade de Progressão. “É um marco importante para a reintegração social dos apenados, pois proporciona a eles a oportunidade de aprender sobre cultivo e cuidado ambiental, enquanto promove um impacto positivo na comunidade e no meio ambiente”, pontuou o coordenador regional da Polícia Penal do Paraná de Ponta Grossa, William Ribas.

“A iniciativa demonstra como as parcerias entre a Polícia Penal do Paraná e a sociedade podem trazer frutos importantes para a reinserção social, além de contribuir positivamente para o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente, trazendo benefícios para todos os envolvidos”, afirmou o coordenador do Complexo Social da PPPR em Ponta Grossa, Aladison Roberto da Silva.

Em 2024, a Unidade de Progressão recebeu 150 mudas de árvores frutíferas de diversas espécies, como tangerina, ameixa, limão, pêssego e bergamota. Nos últimos três anos, outras unidades de Ponta Grossa também foram beneficiadas, totalizando 500 árvores plantadas.

O diretor da Unidade de Progressão, Junior Pelegrini, falou sobre projetos futuros que nasceram com a iniciativa. “Meus agradecimentos à Direção Regional de Ponta Grossa, ao Complexo Social, Rotary Club Alagados e à empresa Daneluz pela doação de 150 árvores frutíferas, através do projeto Fruta para Todos, que serão cultivadas na Unidade de Progressão de Ponta Grossa,  sendo uma evolução no projeto a doação de frutas, com projeção para daqui três anos, auxiliando os projetos existentes e prezando pela sustentabilidade socioambiental”, disse.