Sistema prisional de Ponta Grossa ganha grupo de elite 20/02/2018 - 16:54

A Seção de Operações Especiais (SOE), grupo de elite do Departamento Penitenciário, ganhou uma base em Ponta Grossa. A cerimônia de inauguração do espaço e início das atividades do grupo aconteceu nesta segunda-feira (19). A nova equipe atuará em penitenciárias e cadeia públicas de toda a região.

O grupo SOE de Ponta Grossa conta com 23 agentes penitenciários que tem por objetivo atuar como primeiro interventor em situações de crise no sistema prisional. Além da instalação do grupo e da sede própria, o SOE Ponta Grossa recebeu quatro veículos caminhonete, modelo Amarok.

O diretor do Departamento Penitenciário, Luiz Alberto Cartaxo explicou que a expansão do grupo pelo Estado contribuiu para a diminuição das crises em todo sistema prisional. “Isso significa que a ação efetiva desse grupo de intervenção imediata junto às penitenciárias têm evitado que episódios isolados, pequenos motins se transformem em grandes rebeliões”, afirma Cartaxo.

Cartaxo afirmou ainda que a capacidade de reação do sistema prisional é demonstrada por meio do treinamento que esses homens recebem e da qualidade dos serviços que vem prestando. No Paraná, o grupo está presente em Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá e Cascavel.

A nova base foi instalada em um prédio anexo a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG), onde a equipe estará à disposição 24 horas por dia. No local, também foi instalado um Telecentro em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), que deverá ser utilizado pelos servidores para a realização de cursos de aperfeiçoamento profissional.

Os agentes penitenciários formados para atuar no SOE já integram o quadro efetivo do Depen e passam por processo seletivo para participar do grupo de elite. Esses profissionais passam por capacitação específica em curso de intervenção tático-prisional. Dentre as atividades ministradas estão uso de armas não letais – munição de impacto controlado e dispositivo elétrico incapacitante, com o objetivo de conter a crise sem provocar danos à saúde ou risco de vida de quem está sendo contido.

Estiveram presentes no evento o deputado estadual Márcio Pauliki, o vereador Jorge da Farmácia, representantes da prefeitura, do Poder Judiciário, entidades civis e demais autoridades locais.