Presos são retirados das carceragens do Litoral 15/12/2016 - 17:20

Cerca de 80 presos que estavam em carceragens de delegacias no Litoral do Estado foram transferidos para penitenciárias do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), na Região Metropolitana de Curitiba, nesta semana.

Os presos foram retirados das carceragens de Paranaguá e Guaratuba. Até o fim da semana, outros 18 presos devem ser retirados também das carceragens de Antonina, Matinhos e Morretes.

"É preciso disponibilizar vagas nesses locais e para isso fizemos um estudo para a retirada desses presos para o sistema prisional. Com isso, todas essas cadeias estarão aptas a receber novos presos durante a Operação Verão", explica o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura.

PLANEJAMENTO – A retirada de presos das carceragens do litoral faz parte de um pacote de ações preparatórias conduzidas pela Segurança Pública. “Fazemos um planejamento prévio pra receber os nossos veranistas. A polícia localiza possíveis focos de receptação, de crimes contra o patrimônio (furto e roubo), traficantes e cumpre mandados de prisão em aberto”, exemplifica o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

Durante a temporada, o número de ocorrências policiais aumenta na região do litoral e, consequentemente, o número de pessoas presas. “Precisamos remover os presos das unidades prisionais do litoral pra que durante o dia a dia do trabalho da polícia nós tenhamos pra onde levar os presos que vierem a ser autuados durante a Operação Verão”, acrescentou Mesquita.