Presos por crimes sexuais e com medida de segurança são transferidos para Nova Esperança 09/09/2019 - 16:20

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) transferiu, na manhã desta quinta-feira (05/09), presos condenados por crimes sexuais que estavam abrigados na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) e na Casa de Custódia de Maringá (CCM) foram transferidos para a Cadeia Pública de Nova Esperança, que agora custodiará exclusivamente pessoas condenadas por crimes contra a dignidade sexual e com algum tipo de medida de segurança.

A operação de transferência dos 147 presos envolveu agentes penitenciários do Setor de Operações Especiais (SOE) de Maringá (SOE), agentes da Central de Transporte da Regional e do Grupo de Segurança Interna (GSI) da Casa de Custódia de Maringá e da Penitenciária Estadual de Maringá, além de policiais civis de Nova Esperança.

A ação visa cumprir uma das prerrogativas da Lei de Execução Penal, a qual estabelece que “os condenados serão classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualização da execução penal”.

Para a segurança de todos os envolvidos, os presos foram transferidos por etapas. Num primeiro momento, 45 detentos da Casa de Custódia de Maringá foram levados para a Penitenciária da cidade. Depois, 45 presos da PEM e mais quatro CCM, todos com condenações por crimes sexuais, foram transferidos para a Cadeia de Nova Esperança. Para lá também foram levados 49 presos de convívio.

O Coordenador Regional do Depen em Maringá e Chefe do SOE, Luciano Brito afirmou que as transferências também pretende diminuir a violência nas unidades. “Além disso, favorece a custódia e o tratamento penal efetivo na região de Maringá. Já implantamos uma unidade com esse perfil na cidade de Mandaguari e pretendemos gradativamente estruturar essas Cadeias para, juntos e com apoio da comunidade, prover custódia segura e um melhor tratamento penal", explicou.