Policiais penais do Paraná visitam Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina 13/10/2022 - 11:17

Policiais penais do Paraná visitaram, esta semana, a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) de Santa Catarina. A visita técnica tem como objetivo trocar experiências de gestão e conhecer projetos e ideias que deram certo no sistema prisional catarinense e que podem ser replicados no Paraná.

No Complexo Penitenciário do Estado (Cope), em São Pedro de Alcântara, o diretor operacional, Alisson Souza de Andrade, o chefe de gabinete, Diego Piotrowski Machado e o assessor de comunicação, Rafael Marcante,  da Polícia Penal do Paraná, foram recebidos pelo diretor Thanael Hoenicke.

Durante o encontro, eles puderam conversar sobre assuntos relacionados à administração do Complexo Prisional, gestão financeira, mão de obra prisional, segurança, educação, entre outros. Após a reunião, os policiais penais paranaenses, acompanhados das equipes de Santa Catarina, conheceram a estrutura do Cope, como a área administrativa, galerias, enfermaria, cozinha industrial, panificadora, central de monitoramento por câmeras, parlatório e núcleo de inteligência penitenciária.

O diretor operacional da Polícia Penal do Paraná, Alisson Souza de Andrade, destaca a importância da troca de conhecimentos entre as instituições dos dois estados. “O Paraná vem investindo bastante nos últimos anos em segurança interna, externa e na criação de grupos operacionais especializados. Identificamos pontos positivos que podemos trazer ao nosso Estado. Repassamos a eles nossos diferenciais de procedimentos na segurança operacional e tática”, explica.

Na sede da SAP, em Florianópolis, o grupo paranaense foi recebido pelo Diretor de Administração e Finanças, Kelvyn Diehl. Na reunião, foram debatidos assuntos relacionados a gestão financeira, contratos e licitações. Após, a comitiva esteve no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, onde foram recebidos pela direção local e conheceram as instalações. A visita passou pelos canteiros de trabalho, unidade de saúde, galerias, espaço destinado a visitação, Serviço Social, salas de aulas, entre outros.

O chefe de gabinete da Polícia Penal do Paraná, Diego Piotrowski Machado, destacou a importância de conhecer os procedimentos de gestão financeira do Estado vizinho, principalmente no que se refere ao contrato de alimentação. “O contrato de alimentação deles difere do nosso. Fazemos a contratação do serviço. Alimentação feita na empresa e entregue nas unidades. Já em Santa Catarina a alimentação é preparada na unidade prisional. Isso facilita por não ter transporte vindo de fora, garante segurança evitando a entrada de pessoas das empresas e garante a qualidade da alimentação que após preparada já é entregue aos presos”, finaliza.