Policiais penais de Foz do Iguaçu recebem treinamento de primeiros socorros em situações de emergência 10/11/2023 - 16:49

Nesta semana, 22 servidores penitenciários de Foz do Iguaçu participaram do curso de Suporte Básico de Vida (SBV), ministrado por enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A capacitação teve o objetivo de habilitar os alunos na identificação de situações de emergência e realização de primeiros socorros em unidades prisionais.

Os alunos puderam ter contato com temas sobre identificação de vítima de mal súbito, acionamento do serviço de apoio, segurança de cena e avaliação primária de vítima de trauma ou mal súbito, manobras de ressuscitação cardíaca e pulmonar, utilização de desfibrilador, entre outros.

O coordenador da regional administrativa de Foz do Iguaçu da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Cassio Rodrigo Pompeo, destaca que a capacitação além de ser usada dentro das unidades prisionais durante o turno de trabalho, estende-se ao cotidiano de todos nas mais variadas circunstâncias para garantir a vida de todos.

“O curso de Suporte Básico de Vida é de extrema importância dentro do sistema prisional, pois além de trazer a qualificação ao servidor em primeiros socorros, é imprescindível para promoção e prevenção da emergência cardiológica, que ocorre em sua maioria em ambiente de trabalho”, ressalta.

O diretor da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF), Diego Rodrigues Dias, conta que dentro da especificidade do trabalho penitenciário existe a necessidade de capacitação dos servidores nas mais diversas situações rotineiras: “Uma das situações que o policial penal enfrenta é a necessidade de um primeiro atendimento em casos de emergência de saúde ao indivíduo, seja ele um custodiado, um colega de trabalho ou outras pessoas que frequentam as unidades, até que o atendimento especializado chegue ao local. Então, a ideia de ofertar o curso surgiu diante dessa demanda de aperfeiçoamento”.

Marcelo Lima de Leite, enfermeiro instrutor do curso, conta que foi possível estabelecer uma parceria significativa para promover a saúde no sistema, garantindo atendimento precoce em situações de urgência.

“Os atendimentos primários previnem sofrimento, sequelas ou morte. Vivenciei uma experiência enriquecedora conhecendo a realidade de um serviço crucial para a sociedade. Explorando a realidade de vários policiais penais, compreendi suas experiências em situações emergenciais, os protocolos de acionamento dos serviços de urgência e emergência, bem como a estratégia para lidar com pacientes”.

Leite ainda ressalta que conheceu um pouco sobre o trabalho de tratamento penal e segurança na unidade: “A estrutura de treinamento, com um auditório bem equipado, e a presença de dispositivos de saúde na instituição, incluindo um aparelho de desfibrilador automático, destacam a importância da instituição no cuidado com os reclusos”.

PROFISSIONAIS INSTRUTORES – Marcelo Lima Leite, Jayme Carriello e Michele Souza Pinto.

 

GALERIA DE IMAGENS