Polícia Penal promove eventos do Outubro Rosa nas unidades prisionais do Estado. 01/11/2022 - 12:25

Como intuito principal de alertar as mulheres, servidoras da Polícia Penal e as mulheres privadas da liberdade, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, foram realizados vários eventos, nas unidades do sistema prisional, por todo Estado do Paraná. 
O Outubro Rosa, é celebrado anualmente no Brasil, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

Regional Foz do Iguaçu
A Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu – Unidade de Progressão (PFF-UP), da Regional de Foz de Iguaçu, realizou palestras, para as apenadas,  sobre a saúde da mulher, higiene íntima e prevenção de doenças.

Regional Cascavel
Na Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho (PETBC), foram realizadas ações e palestras, ministradas por psicólogas da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) e da PETBC, assistentes sociais e servidoras do município de Cascavel, para as visitantes das mulheres privadas da liberdade. Também foi realizado um com um café da manhã ofertado as visitantes, preparado pelos servidores do quadro técnico da unidade. 
Em parceria com a empresa Pra Frente Brasil, aconteceu uma palestra para policiais penais, no auditório da empresa, ministrada pelo Dr. Márcio Jachetti Maciel, médico oncologista. Após o evento, os participantes foram recepcionados por um coffee break.
Na Cadeia Pública de Corbélia (CPCORB), 64 mulheres privadas da liberdade, receberam orientações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero e participaram de um Spa Day, com vários tratamentos estéticos, realizados por voluntárias. 

Regional Francisco Beltrão
A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN), em parceria com o Complexo Social, Coordenação Regional de Francisco Beltrão e Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB) realizou palestras de conscientização para as mulheres servidoras do sistema prisional. O evento contou com a presença do médico Ginecologista Dr. Ricardo Mazeto, do Master Couth formador de líderes de alto impacto Sr. Wilson Luiz Pinto e também um forte testemunho de superação do câncer de mama do Grupo Mão amiga. 
A Cadeia de Pública de Dois Vizinhos, realizou exames preventivos e testes rápidos nas mulheres privadas da liberdade na unidade. 

Regional Ponta Grossa 
O Serviço de Obras Sociais de Ponta Grossa (SOS), realizou uma ação na Cadeia Pública Hildebrando de Souza. As apenadas da unidade, receberam atendimentos com cabeleireiros, maquiadores e manicures.
Ainda em Ponta Grossa, foram distribuídas camisetas fabricadas nos canteiros de trabalho das unidades penais da regional para o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Ponta Grossa (GGIM), Secretaria Municipal de Segurança de Ponta Grossa, Unidade Municipal de Saúde de Ponta Grossa e para direção-geral da Polícia Penal.   

Regional de Maringá
 A Coordenação Regional de Maringá, em parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN), e Centro Ambulatorial de Saúde, promoveu o evento Culinária Saudável na Prevenção do Câncer.
O evento foi ministrado pelo chef Vinicius Pires e contou com aula 100% prática.
O objetivo do evento foi destacar a importância da relação da alimentação com o câncer de mama, pois comer de forma saudável, fazendo escolhas variadas e ricas em alimentos in natura e de origem vegetal tem grande potencial de proteger contra o sobrepeso, e, claro, o câncer. Se for aliada a alguma prática de atividade física, os resultados tendem a ser ainda melhores.

Esteve presente no evento, o diretor João Victor Toshiaki Ferreira Fujimoto, que destacou que “eventos como este contribuem para demonstrar o absoluto compromisso do Governo do Estado do Paraná e do Departamento de Polícia Penal em valorizar a saúde e o bem-estar de suas valorosas servidoras, além do engajamento de suas unidades prisionais e setores em participar ativamente do processo de conscientização das mulheres com relação à importância da prevenção do câncer de mama".


Durante o evento, foram realizados sorteios de brindes para as servidoras, que tiveram uma tarde voltada para novas informações e cuidados. 

Regional Curitiba
No Complexo Social de Curitiba, realizou-se uma Roda de Conversa sobre a Saúde da Mulher. O evento aconteceu no Banco de Alimentos da CEASA, onde o projeto Comida Boa, mantém 40 pessoas privadas de liberdade implantados. 
palestra do outubro Rosa com o tema Prevenção na saúde. 
Centro de Integração Social (CIS), realizou uma palestra sobre a importância do cuidado com o corpo com a palestrante Meri Jane Vidal Martins. Após a palestra, foi servido um café e foram distribuídos diversos brindes. Alem disso, houve um momento de louvor com a cantora gospel Isis Regina. 
Também, no Centro de Integração Social (CIS), aconteceu a palestra “Uma história de fé e recuperação”, ministrada por Valdirene Regina Cezar de Souza, com a ONG Princesas do Pai, finalizaram com um café e distribuição de um coração simbolizando um ato de amor.  

Regional Guarapuava
Em Guarapuava, aconteceu uma ação entre as mulheres de todas as forças de segurança do município. O evento contou com café disponibilizado pelo Corpo de Bombeiros, as lembrancinhas foram doadas pela Polícia Penal, suculentas produzidas na Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), que foram personalizadas pelos alunos soldados do Curso de Formação de Praças (CFP).
O evento, ainda contou com a presença da Doutora em direito e professora da Faculdade Campo Real, Ana Cláudia Silvia Abreu, que realizou uma palestra para as convidadas com o tema “O papel das mulheres que atuam na segurança pública” e, para descontrair, com a colaboração do SESC e de uma educadora física, realizou-se atividades com alongamentos. O Emagrecentro esteve no local fazendo massagem, máscara de LED.

Regional Cruzeiro do Oeste
Na Penitenciária Estadual de Cruzeiro de Oeste (PECO), aconteceram palestras e contaram com a participação das servidoras da PECO, professoras e convidadas da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Oeste.
As palestras foram sobre orientações e cuidados na prevenção do câncer de mama e disponibilização de testes rápidos.
Foi realizado sorteio de brindes e disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde do município, sessão de auriculoterapia as participantes.

Regional Londrina

O Conselho da Comunidade de Londrina, esteve na Cadeia Publica Feminina realizando ação em prol do outubro Rosa com  foco no resgate da auto estima e amor próprio.
O Conselho fez a doação de mais de 200 kits de higiene e beleza, proporcionando momentos de  carinho e atenção as mulheres em situação de cárcere.

 

“Estas palestras que tem sido promovidas pela Polícia Penal, por todo o Estado do Paraná são de grande relevância e nos traz a sensação de pertencimento e demonstra a preocupação da instituição pela saúde das mulheres, elas levam informação a todas as servidoras e mulheres privadas de liberdade, acerca da importância do diagnostico precoce e a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero”, destacou a policial penal, Kamila Neves de Oliveira.