Polícia Penal do Paraná recebe homenagem e medalha de mérito da PMPR 13/12/2022 - 14:16

Na última quinta-feira (8), a Polícia Penal do Paraná (PPPR) recebeu uma honrosa homenagem da Polícia Militar do Paraná (PMPR), simbolizando a transição de responsabilidade das atividades de escolta prisional e segurança externa das unidades para os policiais penais. 

O processo de transição de atribuições, que anteriormente eram de responsabilidade da Polícia Militar, originou dois novos setores na Polícia Penal: o Setor de Escolta Prisional (SEP) e o Setor de Segurança Externa (SSE).

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, comenta sobre a condução desse processo:

“O processo de transição das atividades de escolta e segurança externa das unidades prisionais do Estado, da Polícia Militar para a Polícia Penal, foi muito trabalhoso, pois requisitou treinamentos adequados e muito esforço dos nossos policiais. Mas graças à qualidade e dedicação do nosso trabalho, tivemos êxito e hoje oficialmente todos os trabalhos de escolta e segurança das muralhas prisionais são feitas pela PPPR”, explica. 

A homenagem ocorreu durante a solenidade do 1º aniversário do 29º Batalhão de Polícia, em que o chefe da Divisão de Operações de Segurança (DOS) da PPPR, Sidnei de Souza Geraldino, foi condecorado com a Medalha de Mérito “Guardião dos Mananciais”, representando a instituição penal e sua atuação na distribuição de forças policiais na segurança pública. 

O chefe da DOS da Polícia Penal, Sidnei de Souza Geraldino, compartilha como foi representar a Polícia Penal durante a homenagem:

“Representar a Polícia Penal do Paraná nas ações em conjunto com outras forças policiais é sempre um orgulho, principalmente hoje, em que fomos premiados e lembrados pelos nossos esforços na segurança pública do Estado. Foi uma honra receber a medalha de mérito, sou muito grato por ter tido esse papel”, comenta.