Penitenciárias de Maringá recebem mutirão de testes rápidos de hepatite C 08/03/2017 - 00:20

Penitenciárias de Maringá recebem a partir desta semana um mutirão de testes rápidos de hepatite C. A ação, que é organizada pelo Rotary Club de Maringá - ACIM em parceria com as unidades penais, pretende atender todos os servidores e detentos do sistema prisional.

Segundo o diretor de eventos do Rotary, Carlos Murilo Zoschke, a iniciativa foi possível graças à parceria da entidade com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH). "Temos uma parceria há algum tempo com a ABPH, que nos fornece os kits de testes rápidos. Com isso, buscamos atender toda a comunidade", explica Zoschke.

"Disponibilizamos nossas equipes de saúde para que realizem os testes. Organizamos um cronograma durante todo o mês de março para atingirmos esse objetivo", diz o diretor da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), Vaine Gomes.

A intenção é contribuir no diagnóstico, ações de prevenção e tratamento. A participação no teste é voluntária. Participa ainda da ação o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Maringá.

Além da PEM, os testes rápidos também serão disponibilizados para a Casa de Custódia de Maringá (CCM), para a Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM) e a carceragem feminina da Cadeia Pública.